Home - Política - Câmara de São Mateus (ES) votará novo Regimento Interno nas...

Câmara de São Mateus (ES) votará novo Regimento Interno nas próximas sessões

04 de dezembro de 2021

Legislativo mateense avança também na atualização da lei orgânica municipal

Câmara de São Mateus votará novo Regimento Interno nas próximas sessõesA minuta do Projeto de Resolução que atualizará o regimento foi apresentada aos vereadores em reuniões, pela manhã e à tarde, na quinta-feira (2) – Foto: Assessoria de Comunicação/CMSM

A Câmara Municipal e São Mateus, no Norte do Espírito Santo, deve aprovar nas próximas sessões plenárias, o seu novo Regimento Interno. A minuta do Projeto de Resolução que atualizará o atual regimento, cuja última reforma ocorreu em 2009, foi apresentada aos vereadores em reuniões, pela manhã e à tarde, na quinta-feira (2). Com os ajustes consensuais resultantes dos debates pelos parlamentares, o documento seguiu para definições pontuais na Comissão de Constituição, Justiça, Direitos Humanos, Cidadania e Redação, antes de ser submetido à aprovação final pelo Plenário e promulgação pelo vereador e presidente da Casa de Leis, Paulo Fundão.

A proposta submetida à discussão preliminar foi elaborada por uma equipe técnica instituída pela Mesa Diretora, presidida pelo vereador Paulo Fundão, que nomeou, por Portaria, o secretário legislativo, Valter Luiz Pigati, para coordenar o trabalho dos servidores, Edson Gonçalves, Ticiane da Silva Junco, Girlys Brumatti e Tânia Suely de Oliveira Malverdi.

Este trabalho minucioso contou com a consultoria do Interlegis, um programa do Senado Federal que objetiva fortalecer o Poder Legislativo, estimulando a modernização e a integração das Casas legislativas. A iniciativa buscou inicialmente corrigir divergências com a Constituição Federal e eliminar incongruências existentes entre o Regimento Interno e a Lei Orgânica Municipal.

Conforme os debates preliminares, o novo Regimento Interno da Câmara de São Mateus trará ajustes e também inovações para melhor funcionamento do Poder Legislativo municipal. Assim que aprovado em definitivo, o documento será disponibilizado para conhecimento e utilização pela população, em versões impressa e digital.

Ao agradecer o trabalho dos servidores envolvidos no processo de reforma do Regimento Interno, o presidente Paulo Fundão, enfatizou a determinação de colocar cada vez mais a Câmara Municipal a serviço do desenvolvimento socioeconômico de São Mateus e do bem-estar da população mateense.

Regimento Interno

Classificado como imprescindível, o Regimento Interno é uma compilação de todas as normas de funcionamento da Câmara Municipal. Além de normatizar as funções legislativas, fiscalizadoras e administrativas do Legislativo mateense, o documento abrange também regras sobre atuação e conduta dos 11 vereadores.

No Regimento são estabelecidas orientações para realização das sessões plenárias, a tramitação dos projetos de lei e das outras propostas parlamentares, além de regras para eleição e atuação da Mesa Diretora e as atividades das comissões (permanentes e temporárias).

Lei Orgânica

A Câmara Municipal está mobilizada ainda para atualizar a Lei Orgânica Municipal, aprovada em 1990. Elaborado pela mesma equipe técnica estabelecida pela Mesa Diretora para a reforma do Regimento Interno da Câmara, e também com consultoria do Interlegis, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 001/2021 já foi apresentado para deliberação preliminar dos demais vereadores e agora segue trâmites em comissões até ser levado para votação em plenário.

A expectativa do presidente Paulo Fundão é que a aprovação ocorra nas primeiras sessões plenárias de 2022. Assim que aprovado, a Lei Orgânica Municipal será disponibilizada para a população em formato impresso e digital.

Valedoitaúnas



banner
banner