Home - Política - Câmara de São Mateus, ES, aprova regulamento para realizar concurso...

Câmara de São Mateus, ES, aprova regulamento para realizar concurso público

13 de janeiro de 2023

Câmara de São Mateus, ES, aprova regulamento para realizar concurso públicoCâmara Municipal de São Mateus, ES – Foto: Divulgação/Secom/CMSM

Em mais uma votação por unanimidade, a Câmara Municipal de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, aprovou o Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2023, que institui o Regulamento Geral de Concursos Públicos, para provimento de cargos efetivos do quadro funcional do Poder Legislativo municipal. A votação aconteceu em sessão extraordinária na manhã de quarta-feira, dia 11. O Decreto Legislativo foi promulgado pelo vereador-presidente Paulo Fundão no próprio dia da aprovação, e publicado oficialmente nesta quinta-feira (12).

O Regulamento Geral estabelece que os concursos públicos serão autorizados por decreto do presidente e que em todas as fases da seleção serão observados os princípios estabelecidos no caput do Artigo 37 da Constituição Federal, que indica os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Conforme o Decreto Legislativo nº 001/2023, o edital de abertura do concurso público e demais atos inerentes serão publicados integralmente no site oficial da Câmara Municipal de São Mateus, bem como no site oficial da instituição que executará o certame.

Entre outros aspectos, o DL nº 001/2023 estabelece o que deve constar obrigatoriamente no Edital do Concurso Público, os requisitos para candidatura aos cargos efetivos, as competências da Comissão Especial Organizadora, a definição se a seleção será apenas de provas, ou de provas e títulos, podendo ser em uma ou duas etapas.

PREVISÃO DE VAGAS

Recentemente, o Parlamento já havia aprovado a Lei Complementar nº 149/2022, que organiza a nova estrutura administrativa e estabelece o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Poder Legislativo.

Com a aprovação do Regulamento Geral, o Parlamento mateense avança para a realização, em breve, de concurso público com previsão de ofertar 30 vagas para servidores efetivos. Outras cinco vagas, do total de 35 previstas no recém-aprovado Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, serão automaticamente preenchidas por servidores efetivos que já estão na ativa.

Os cargos efetivos estão distribuídos da seguinte forma:

- Auxiliar Administrativo (7);

- Almoxarife (1);

- Arquivista (1);

- Motorista (1);

- Assistente Administrativo (4);

- Assistente Legislativo (4);

- Técnico em Informática (2);

- Técnico em Contabilidade (1);

- Ouvidor Legislativo (1);

- Agente de Suprimentos, Contratos e Patrimônio (1);

- Psicólogo (1);

- Analista Administrativo (1);

- Analista Legislativo (1);

- Contador (1);

- Controlador Interno Legislativo (1); e

- Procurador Legislativo (2).



banner
banner