Home - Política - Câmara de São Mateus, ES, adere à Hora do Planeta...

Câmara de São Mateus, ES, adere à Hora do Planeta neste sábado (25)

25 de março de 2023

Câmara de São Mateus, ES, adere à Hora do Planeta neste sábado (25)Foto: Divulgação/Secom/CMSM

Por decisão do presidente Paulo Fundão, a Câmara Municipal de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, adere à Hora do Planeta 2023, mobilização global liderada pela Rede WWF. Com isso, neste sábado (25) a iluminação externa do Palácio Legislativo Matheus Cunha Fundão será desligada por 60 minutos, de 20h30 às 21h30, em apoio ao alerta planetário sobre a emergência climática.

Em todo o mundo, a Rede WWF convida indivíduos, comunidades e empresas para dedicar uma hora ao Planeta e ajudar a acumular o maior número possível de ações positivas para a Terra. A proposta para este ano é acumular mais de 60 mil horas. Em todo o mundo, o Banco de Horas pelo Planeta já recebeu promessas de contribuição equivalentes a quase 52 mil horas, de pessoas de 137 países, incluindo Argentina, Colômbia, Suriname, Arábia Saudita, Camboja, Bulgária, França, Jamaica, Índia, Nepal, Romênia, China, Coreia do Sul e Bulgária.

No Brasil, já foram cadastradas mais de 420 ações. Entre as quais, atividades presenciais e virtuais de unidades locais dos Escoteiros nas cinco regiões do País. Em São Mateus, além da Câmara Municipal, a Seção Escoteira Autônoma do Ar Agnes Baden-Powell (47/ES) também está engajada na Hora do Planeta, incluindo uma parceria com o Instituto Meros do Brasil, no evento Clean Up Meros, que acontece neste sábado (25), às 8h, na Praia de Guriri. Foi inclusive a escoteira Isabella Lopes Henriques que encaminhou o pedido de adesão do Parlamento Municipal à Hora do Planeta 2023, prontamente atendido pelo vereador presidente Paulo Fundão.

Para o parlamentar, a participação da Câmara Municipal numa mobilização global que reúne quase 200 países é motivo de orgulho. “O ato é simbólico, mas é também compromisso do nosso parlamento em atuar para que o desenvolvimento seja sustentável e inclusivo, favorecendo especialmente quem mais precisa do poder público. Não será apenas apagar as luzes, mas também firmar posição, com outros protagonistas mundo afora, na conscientização pública sobre a crise climática que ameaça a vida em nosso Planeta”, enfatiza Paulo Fundão.

O presidente lembra que, além de sede do Legislativo, o Palácio Matheus Cunha Fundão é emblemático na história mateense e legítimo representante do município na mobilização global do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), pois já abrigou também os poderes Executivo e Judiciário, estando localizado no coração da Cidade de São Mateus.

MONUMENTOS PELO MUNDO

“A Hora do Planeta tem sido uma das campanhas globais de conscientização pública sobre a crise da natureza mais bem-sucedidas nos últimos 17 anos, com ‘desligamentos’ de monumentos reconhecidos globalmente, como a Torre Eiffel, na França, a Ópera de Sydney, na Austrália, e até a estátua do Cristo Redentor, no Brasil”, explica Yves Calmette, diretor sênior de comunicação de marca da Rede do WWF Internacional e diretor global da Campanha Hora do Planeta.

No Brasil, a Hora do Planeta é realizada pelo WWF-Brasil, uma ONG que há 26 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo o País para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza.



banner
banner