Home - Política - Câmara de São Mateus deve funcionar no Centro da cidade...

Câmara de São Mateus deve funcionar no Centro da cidade já em maio

09 de dezembro de 2021

Câmara de São Mateus deve funcionar no Centro da cidade já em maioCâmara de São Mateus ocupará dois imóveis localizados na Avenida Jones dos Santos Neves, no Centro da cidade, onde funcionava a Prefeitura – Foto: Assessoria de Comunicação/CMSM

Agora é definitivo! Com a aprovação do Projeto de Lei 036/2021, a Câmara Municipal de São Mateus, o Norte do Espírito Santo, estará de volta ao Centro da cidade em 2022. A expectativa do vereador e presidente da Câmara, Paulo Fundão, é que o Legislativo já esteja em novo endereço no mês de maio.

Com a cessão de uso dos dois imóveis onde funcionaram a Prefeitura de São Mateus, no extremo norte da tradicional Avenida Jones dos Santos Neves, o passo seguinte do Legislativo é elaborar e executar um projeto de melhorias nos prédios cedidos, para as devidas adequações arquitetônicas. A missão estará a cargo da arquiteta Andreia Norbim.

Câmara de São Mateus deve funcionar no Centro da cidade já em maioAlém do Fórum Desembargador Santos Neves, no imóvel que já abrigou também a Prefeitura deverá funcionar o Plenário para as sessões  legislativas – Foto: Assessoria de Comunicação/CMSM

Os imóveis identificados com os números 40 e 70 abrigarão o plenário, em que são realizadas as sessões legislativas, e a galeria para a assistência popular, além das secretarias que assessoram as ações do Parlamento Municipal.

O projeto de cessão de uso dos dois prédios por 30 anos, prorrogado por igual período, foi enviado à Câmara Municipal pelo prefeito em exercício, Ailton Caffeu, com pedido de tramitação em regime de urgência urgentíssima, após Indicação apresentada pelo próprio presidente da Câmara, vereador Paulo Fundão. Por conta disso, o PL 036/2021 foi lido e, por requerimento de todos os vereadores, votado e aprovado na mesma sessão de terça-feira (7).

Câmara de São Mateus deve funcionar no Centro da cidade já em maioCom três pavimentos, o prédio já abrigou o Banestes e a própria Prefeitura, abrigará as secretarias de apoio ao Legislativo municipal – Foto: Assessoria de Comunicação/CMSM

Um imóvel possui 559 m² de área construída, tendo já abrigado o Fórum Desembargador Santos Neves. O outro imóvel, de três pavimentos, já abrigou o Banestes e a própria Prefeitura, tem área com edificação medindo 858,43 m² e estacionamento.

Melhor acesso

Ao requerer a cessão dos prédios, o presidente Paulo Fundão realçou que o novo endereço oportunizará à população mais facilidade no acesso à Câmara Municipal, “auxiliando os trabalhos de fiscalização e elaboração de políticas públicas, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de São Mateus”.

Paralelamente, a localização naquele trecho da Avenida Jones pode reaquecer o comércio no entorno. “Sabemos que todo prédio público traz uma grande movimentação de pessoas”, completa Paulo Fundão.

Na justificativa do Projeto de Lei, o prefeito em exercício reforça essa argumentação, ressaltando ainda a preservação dos imóveis públicos com o uso pelo Poder Legislativo.

Sedes da Câmara

Abrigada atualmente em dois anexos do complexo da Suzano, no Bairro Santo Antônio, junto com o Senai, a Câmara de São Mateus já funcionou, em sua história recente, em endereços nas praças São Benedito (salão sobre uma farmácia) e São Mateus (onde hoje está o Museu Municipal) e no Sítio Histórico Porto (prédio em que atualmente está o Teatro Largo do Chafariz).

Valedoitaúnas



banner
banner