Câmara de São Mateus aprova Indicação equiparando pagamento do piso nacional a DTs da educação
13 de novembro de 2021Vereador Cristiano Balanga, autor da Indicação – Foto: Assessoria de Comunicação/CMSM
Valorizar o professor, especialmente o que trabalha em regime de designação temporária e que normalmente tem menor proteção salarial. Com esse foco, o vereador Cristiano Balanga apresentou a Indicação 757/2021, com o objetivo de equiparar o salário dos DTs, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, ao piso nacional do magistério, “considerando ser graduado ou pós-graduado”. A Indicação foi aprovada com votação unânime dos vereadores, na sessão da última terça (9), no Plenário Lizete Conde Rios Cavalcante.
Na justificativa, o vereador explica que busca valorizar o trabalho dos profissionais em São Mateus. “Destaca-se que muitos municípios vizinhos, tais como Jaguaré, Conceição da Barra e Nova Venécia, já pagam o piso do magistério aos DTs e, por isso, muitos profissionais que poderiam estar atuando aqui preferem se deslocar para trabalhar em uma dessas cidades citadas, por causa do reajuste. Importante destacar que o piso não é pago desde o ano de 2015, quando se passou a pagar um valor menor que o piso do magistério aos professores DTs”, argumenta Balanga.
Os vereadores Ciety Cerqueira, Carlinho Simião, Delermano Suim, Robertinho de Assis, Kacio Mendes, Adeci de Sena, Isael Aguilar e Lailson da Aroeira, reforçaram os argumentos pela valorização salarial dos profissionais que atuam no magistério em São Mateus.
“É reivindicação mais que justa”, disse Ciety. “Tem professor que sai de Nova Lima para dar aula em escola da sede do município, recebendo uma mixaria”, testemunhou Isael. Carlinho acrescentou que o prefeito em exercício, Ailton Caffeu, já manifestou disposição de promover reajustes salariais do funcionalismo municipal. “Esta é uma luta de todos e uma prioridade do prefeito Caffeu”, reforçou Lailson, líder do prefeito na Câmara.
Progressões salariais
Na mesma sessão de terça-feira (9), a Câmara Municipal aprovou também a Indicação 762/2021, requerendo atualização e pagamento de progressões salariais (horizontais e verticais), bem como anuênios e decênios, aos servidores públicos municipais, a partir do ano de 2022.
Assinada por todos os 11 vereadores, a Indicação aprovada por unanimidade registra que os servidores públicos municipais estão há vários anos sem reajuste salarial adequado, “sendo necessária a devida reposição das perdas inflacionárias e valorização das carreiras”.
Valedoitaúnas