Home - Política - Câmara autoriza que municípios fiscalizem empresas de distribuição de energia...

Câmara autoriza que municípios fiscalizem empresas de distribuição de energia

18 de outubro de 2024

Projeto de lei foi aprovado pela Câmara dos Deputados após o apagão de energia em São Paulo

Câmara autoriza que municípios fiscalizem empresas de distribuição de energiaFoto: Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta quinta-feira (17), um projeto de lei que autoriza os municípios a fiscalizarem empresas de concessão de energia elétrica. A proposta segue para apreciação do Senado Federal.

O texto foi aprovado após a cidade de São Paulo ter passado, desde a última semana, por um apagão que afetou 3,1 milhões de imóveis.

A matéria é de autoria dos deputados federais Baleia Rossi (MDB-SP) e Cezinha de Madureira (PSD-SP), e teve relatoria do deputado Cleber Verde (MDB-MA). Na quarta-feira (16/10), a Câmara aprovou a urgência do projeto, que permite a apreciação direta em plenário, sem necessidade de tramitar por comissões.

A atual legislação prevê que a União é responsável por fiscalizar os serviços de fornecimento de energia elétrica. Conforme dispõe o projeto, isso será atribuição dos municípios e do Distrito Federal.

“Essa mudança é essencial, pois os entes locais estão mais próximos das demandas e dos problemas enfrentados pelos cidadãos e, portanto, têm melhores condições de avaliar os impactos da execução indireta dos serviços em seus territórios”, ressaltou o relator.

O deputado Cleber Verde citou casos, nos últimos anos, de falhas consideradas graves na prestação de serviços de energia elétrica, que demonstrariam que o atual modelo, centralizado na União e na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é ineficiente. Ele lembrou o apagão que afetou 15 dos 16 municípios do Amapá em 2023, e episódios de falta de energia em São Paulo e no Rio de Janeiro.

(Fonte: Metrópoles)



banner
banner