Home - Economia - Câmara aprova volta do despacho gratuito de bagagem nos aeroportos...

Câmara aprova volta do despacho gratuito de bagagem nos aeroportos

27 de abril de 2022

Passageiro poderá enviar, sem custo, uma mala de até 23kg em voos nacionais e de 30kg em viagens internacionais. Texto ainda precisa passar pelo Senado

Câmara aprova volta do despacho gratuito de bagagemMovimento no aeroporto Santos Dumont: despacho gratuito de bagagem está previsto em emenda incluída em MP do setor aéreo – Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo

A Câmara aprovou na terça-feira uma Medida Provisória (MP) que flexibiliza regras do setor aéreo e retoma o despacho gratuito de bagagem em voos nacionais e internacionais. A matéria ainda precisa ser validada pelo Senado antes de seguir para sanção presidencial, que tem o poder de vetar o texto total ou parcialmente.

A proibição da cobrança desse tipo de taxa pelas companhias aéreas não constava no texto original editado pelo governo, que se posicionou de maneira contrária à emenda na votação desta quarta-feira (27), mas acabou derrotado.

O destaque, apresentado pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), foi aprovado por 273 votos a 148.

Em 2016, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou uma resolução que autorizava as companhias aéreas a cobrarem por bagagens despachadas sob o pretexto de reduzir o custo das passagens.

Pela regra, o passageiro passou a ter o direito de levar de forma gratuita apenas uma bagagem de mão de até 10 quilos na cabine da aeronave.

"Adotada a medida e passados mais de dois anos, não houve redução dos preços das passagens aéreas, e sim aumentos exorbitantes e queda na qualidade dos serviços prestados", argumentou Perpétua Almeida para justificar o destaque incluído na MP.

Pelo trecho aprovado na Câmara, os passageiros poderão enviar sem custo um volume de até 23 kg em voos nacionais e 30 kg em voos internacionais.

Relator da MP, o deputado general Peternelli (União Brasil-SP) considera que, na prática, a gratuidade do despacho de bagagem não irá ocorrer: “A bagagem não será grátis, vai estar inclusa no preço da passagem, que vai aumentar”, disse.

Valedoitaúnas (O Globo)



banner
banner