Câmara aprova cessão de uso de terreno para espaço agroecológico
01 de dezembro de 2022Igreja pretende implantar horta comunitária e mercado solidário
1 Pastor Wherlesson dos Santos Rocha, na Tribuna Livre da Câmara Municipal de São Mateus, ES – Foto: Divulgação/Secom/CMSM
Com a presença do pastor Wherlesson dos Santos Rocha, na Tribuna Livre, a Câmara Municipal de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, aprovou por unanimidade, o Projeto de Lei 047/2022, que autoriza o Poder Executivo a celebrar contrato de cessão de uso de terreno público para instalação de uma horta comunitária e um mercado solidário, pela Igreja Batista do Calvário Ideal (que recentemente passou a ser denominada Igreja Família). A proposta enviada pelo prefeito Daniel Santana foi votada na sessão de terça-feira (29), no Plenário Lizete Conde Rios Cavalcante.
Plenário da Câmara Municipal de São Mateus, ES – Foto: Divulgação/Secom/CMSM
Antes da votação, o pastor Wherlesson explicou a finalidade do projeto social a ser implantado no bairro de Fátima (Ideal), o que inclui a criação de um espaço agroecológico com ações também de educação ambiental. O líder religioso detalhou que cessão de uso do terreno, que mede 1.309,50 metros quadrados, não é doação. Pelo PL 047/2022, a cessão do imóvel será de cinco anos, podendo ser prorrogada por igual período.
O pastor Wherlesson argumentou ainda que, com a implantação da horta comunitária e do mercado solidário, será possível evitar o constrangimento que o ato de socorro com doação de cestas básicas acaba naturalmente sendo imposto aos beneficiários. “A proposta do nosso projeto é trazer dignidade a essas famílias”, frisou.
Pastor Wherlesson e o vereador Adeci de Sena – Foto: Divulgação/Secom/CMSM
Os vereadores Adeci de Sena, Cristiano Balanga, Ciety Cerqueira, Delermano Suim e o presidente Paulo Fundão elogiaram e parabenizar a iniciativa do pastor Wherlesson. “O mundo precisa muito disso, de mais amor e menos guerra, menos brigas, menos armas. Precisa de projetos como este, que vai atingir aqueles mais vulneráveis, aqueles que mais precisam”, afirmou o presidente do Parlamento.
Ao explicar que o termo pastor significa “aquele que cuida”, Wherlesson conclamou união. “Entendemos que juntos podemos cuidar da nossa Cidade”, disse. “Quando estamos cuidando de nossa Cidade, juntamente com prefeito, vereadores, cidadãos, empresários, estamos pastoreando a Cidade, e cuidando dela. Que possamos cuidar de todos e ter uma Cidade de referência, não somente no Estado, como na nossa Nação”.
Ele revelou ainda que a Igreja Família oferece ao longo da semana, por meio do Projeto Ensinando com Propósito, reforço escolar a estudantes, com professores capacitados.