Câmara aprova audiência pública para debater débito social da Suzano em São Mateus no dia 13 de maio
14 de abril de 2022Plenário da Câmara Municipal de São Mateus – Foto: Secretaria de Comunicação/CMSM
Com o voto dos 10 vereadores presentes à sessão plenária da última terça-feira (12), a Câmara Municipal de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, aprovou a realização de uma audiência pública, com todos os segmentos da sociedade mateense, para discutir o tema Débito social da empresa Suzano com o município de São Mateus. O debate já está marcado para 13 de maio, data em que se relembra a abolição da escravatura no Brasil.
Autor do Requerimento 004/2022, o vereador Cristiano Balanga, que é líder do prefeito na Câmara, antecipa que estuda realizar a audiência no auditório do Sesc, no bairro de Fátima (Ideal), ou do Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc), no bairro Universitário.
“A Suzano não tem feito nada também no Município de São Mateus, igual a Eco101”, disse Balanga, criticando ainda a demora, classificada até de escárnio, para a duplicação do trecho norte da BR-101.
O líder do prefeito disse que está numa luta para conseguir doação de uma área da Suzano, na lateral da BR-101, para beneficiar com equipamentos comunitários remanescentes quilombolas do entorno da Comunidade Espírito Santo. Ele afirmou ainda que a atuação da empresa não tem proporcionado arrecadação fiscal compatível para o Município de São Mateus.
Balanga lembrou que a Câmara Municipal está fechada em apoio ao presidente Paulo Fundão na determinação de transformar o antigo Greca num complexo educacional e esportivo para a população da zona oeste da Cidade, faixa densamente povoada e carente de oportunidades para a juventude. Hoje abandonado, o clube Greca ocupa uma área pertencente à Suzano entre os bairros Santo Antônio e Novo Horizonte.
O líder do prefeito acrescentou que comunidades do Litorâneo também reivindicam, sem sucesso, área da Suzano para construção de equipamentos de esportes e lazer.
Moções
Além de requerimentos para audiências públicas sobre impactos sociais deixados pela Suzano, em São Mateus e para debater a demora no início da duplicação do trecho norte da BR-101, os vereadores aprovaram também, por unanimidade, dois Votos de Congratulação.
O presidente Paulo Fundão homenageou a Associação de Pescadores, Catadores de Caranguejo, Aquicultores, Moradores e Assemelhados de Campo Grande (Apescama), pelos 22 anos de funcionamento.
O segundo-secretário Delermano Suim prestou homenagens ao professor Robson Santos Gobbi e aos alunos Gabriel Quinquim Zanelato Santana e Jenniffer Oliveira Checchia, do Ifes São Mateus, pela premiação na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), realizada pela Universidade de São Paulo (USP).
Valedoitaúnas