Caldo de ossos é mesmo saudável? Aprenda receita rica em colágeno
31 de março de 2025O caldo de ossos se popularizou como uma fonte de rejuvenescimento da pele. Nutricionistas contam quais são os outros benefícios do preparo
Foto: Getty Images/Reprodução/Metrópoles
O caldo de ossos é uma sopa nutritiva conhecida mundialmente por ser uma fonte de colágeno para o organismo. Os benefícios do preparo, no entanto, vão muito além.
A receita é feita a partir do cozimento dos ossos de frango, boi ou porco em água por um longo período de tempo, com o objetivo de extrair sabores e nutrientes. Entre eles, destacam-se o cálcio, magnésio, fósforo e potássio, colágeno, elastina e aminoácidos, como glicina e prolina.
Benefícios do caldo de ossos
- Melhoria da saúde intestinal:o alimento é rico em colágeno, glutamina e outros nutrientes que podem ajudar a melhorar a saúde do intestino.
- Redução da inflamação:contém antioxidantes e outros compostos que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo.
- Fortalecimento dos ossos e articulações:ajuda na regeneração da cartilagem e na redução de dores articulares por ser rico em cálcio, magnésio e fósforo.
- Pele, cabelo e unhas mais bonitos:o colágeno presente no caldo de ossos pode ajudar a melhorar a elasticidade da pele e fortalecer as unhas e cabelos.
De acordo com a nutricionista Ana Josefina Diniz, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), os aminoácidos são a principal contribuição nutricional do caldo de ossos.
“Mais da metade destes aminoácidos são essenciais, ou seja, são aqueles que precisam ser obtidos através da alimentação”, afirma a professora.
Segundo Ana, eles têm capacidade imunomoduladora ao aumentar a expressão de citocinas anti-inflamatórias e reduzir a expressão de citocinas pró-inflamatórias.
Melhora da saúde intestinal
Os aminoácidos presentes no caldo de ossos são benéficos também para a saúde intestinal. “Ele tem glicina, glutamina e outros aminoácidos essenciais no funcionamento e diminuição da parte inflamatória do intestino, e minerais como o magnésio, cálcio, fósforo também ajudam no fortalecimento do órgão”, aponta o nutrólogo Felipe Gazoni, do Instituto de Emagrecimento, em São Paulo.
Como fazer o caldo de ossos
O preparo começa com a escolha dos ossos. A nutricionista Dáffily Gomes, professora do curso de Nutrição da Cruzeiro do Sul Virtual, indica alguns bons ingredientes para obter um caldo nutritivo:
- Ossos com tutano (fêmur, tíbia);
- Ossos de articulação, ricos em cartilagem (joelho, esterno);
- Carcaças de frango e pescoço;
- Pés de galinha, altamente ricos em colágeno.
Ingredientes:
- 1 kg de ossos;
- 2 colheres de sopa de vinagre de maçã (ajuda a extrair os minerais);
- Vegetais como cenoura, cebola e salsão;
- Água suficiente para cobrir os ingredientes na panela.
Modo de preparo:
Asse os ossos no forno por 30 minutos para intensificar o sabor. Coloque os ossos e os vegetais em uma panela grande, adicione o vinagre e cubra com água. Cozinhe em fogo baixo por 12 a 24 horas (ou três a quatro horas na panela de pressão). Coe o caldo e armazene na geladeira ou congele em porções.
(Fonte: Metrópoles)