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Caixa vai liberar uso do auxílio emergencial nas maquininhas de cartão

21 de maio de 2020

Banco prometeu anunciar uma parceria em breve para permitir que os brasileiros possam gastar os R$ 600 por meio do aplicativo Caixa Tem

Caixa vai liberar uso do auxílio emergencial nas maquininhas de cartãoFoto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal (CEF) está fazendo uma parceria com as maquininhas de cartão para ampliar as possibilidades de uso do auxílio emergencial de R$ 600. A ideia é permitir que os brasileiros que não têm cartão possam usar o benefício para pagar compras sem ter que sacar o recurso, aproximando o celular das maquininhas.

A possibilidade, anunciada nesta quinta-feira (21) pela Caixa Econômica Federal, será viabilizada em breve pelo aplicativo Caixa Tem. O plano é que o aplicativo gere um código para pagamento quando o brasileiro quiser fazer uma compra com os recursos do auxílio emergencial e pagá-la pelo Caixa Tem. O código será exibido por meio de um QR Code, que deve ser aproximado das maquininhas de cartão para concluir a transação, como se fosse um cartão.

"Em breve vamos estar junto com as maquininhas e as redes de adquirentes conseguindo pagar com QR Code. Em breve vamos estar lançando", anunciou o vice-presidente de Tecnologia e Digital da Caixa, Cláudio Salituro, contando que a Caixa já está conversando com as grandes redes de varejo para que elas possam aceitar o pagamento por aproximação pelo QR Code do Caixa Tem.

Segundo Salituro, a ideia é permitir que os brasileiros possam fazer todas as suas transações financeiras pelo aplicativo Caixa Tem. Hoje, o aplicativo já permite o pagamento remoto de contas e as compras online, por meio de um cartão de débito virtual. Por isso, agora o app se prepara para também oferecer o pagamento de compras presenciais através de um QR Code capaz de ser lido pelas maquininhas de cartão das lojas brasileiras.

"O cliente poderá fazer todo o uso [do auxílio] através do aplicativo, fazendo com que não precise mais ir às agências e não tenha contato com o dinheiro físico. Que possa utilizar seu benefício de forma rápida, ágil e cada vez mais podendo utilizá-lo nos diversos canais, na internet ou nas máquinas de adquirência", disse Salituro, em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (21).

Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães acrescentou que a ideia da Caixa é oferecer as contas digitais para todos os mais de 50 milhões de brasileiros que estão recebendo o auxílio emergencial. É uma forma, segundo ele, de contribuir com a inclusão bancária e também com a digitalização desses brasileiros.

Guimarães ainda afirmou que o uso dos R$ 600 através do Caixa Tem está sendo cada vez mais aceito pela população. "A Caixa já tem mais pessoas usando o canal virtual do que o saque nos ATMs, nas lotéricas e na boca do Caixa. Hoje, 132 mil pessoas sacaram e 147 mil pessoas realizaram compras virtuais via cartão virtual", contou o presidente da instituição, dizendo que essa opção ainda tem contribuído com a redução das filas para saques nas agências bancárias.

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Nesta quinta-feira (21), a Caixa pagou o auxílio emergencial para 7,2 milhões de brasileiros. Dessas, 700 mil tiveram acesso à primeira parcela do benefício nas agências da Caixa e 7,2 milhões à segunda parcela, dos quais 1,9 milhão receberam o recurso em espécie porque são do Bolsa Família e 5,3 milhões tiveram o benefício creditado na sua conta social da Caixa. Esse último grupo, por sinal, só pode usar os R$ 600 através do aplicativo Caixa Tem nos próximos dez dias, pois só terá direito ao saque em espécie ou à transferência do recurso depois que a Caixa concluir o pagamento do Bolsa Família.

Os pagamentos foram divididos dessa maneira, lembrou a Caixa, para evitar que mais de 3 milhões de brasileiros fossem ao banco ao mesmo tempo, provocando novas filas e aglomerações nas agências. "Hoje, 7,9 milhões de brasileiros receberam. Se tivéssemos pago esses 7,9 milhões de brasileiros com o saque em espécie, teríamos aglomerações relevantes. Esta mudança do calendário, indicada pelo Ministério da Cidadania e cumprida pela Caixa, mostrou-se um sucesso do ponto de vista de redução de filas", afirmou Guimarães.

Valedoitaúnas/Informações Estado de Minas



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