Home - Economia - Caixa afirma que 3,5 milhões ainda não sacaram auxílio emergencial...

Caixa afirma que 3,5 milhões ainda não sacaram auxílio emergencial

11 de maio de 2020

Dos 50 milhões aprovados para receber o benefício até agora, 94% já receberam o dinheiro e 6% continuam com o valor parado no banco

Caixa afirma que 3,5 milhões ainda não sacaram auxílio emergencialO presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães – Foto: Edu Andrade/Fatopress/Estadão Conteúdo

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou nesta segunda-feira (11), durante audiência pública remota em comissão do Senado Federal, que 3,5 milhões de pessoas ainda não sacaram a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600.

"Dos 50 milhões aprovados para receber o benefício, 94% já receberam o dinheiro e 6% continuam com o valor no banco por algum motivo", afirmou Guimarães. Esses 6% correspondem a cerca de 3,5 milhões de beneficiários que não sacaram a grana.

Uma explicação para esse problema pode estar no número de pessoas que não sabem mexer no aplicativo Caixa Tem, que faz a transferência e saque do dinheiro. Segundo Guimarães, cerca de 7 milhões não conseguem mexer no aplicativo sozinhos, não têm acesso e precisam de ajuda. "Fazer o pagamento de pessoas mais carentes, com a preservação da vida dos funcionários e de todos os brasileiros, é a principal equação que a Caixa tenta resolver".

Desde o dia 9 de abril, quando teve o início o pagamento, R$ 35,5 bilhões foram creditados para 50 milhões de pessoas. De acordo com o banco, 94% dos beneficiários já fizeram algum tipo de movimentação.

Guimarães também afirmou que a Caixa deve pagar a primeira parcela para novos CPFs analisados pela Dataprev nesta semana. Segundo estimativa do Ministério da Cidadania, serão mais 8 milhões de trabalhadores informais, dos 17 milhões de CPFs avaliados até a última sexta-feira (8). O governo federal deve anunciar, também nesta semana, o calendário da segunda parcela do benefício.

Valedoitaúnas/Informações R7



banner
banner