Home - Geral - Cafeicultores do Espírito Santo contam no Youtube sua experiência com...

Cafeicultores do Espírito Santo contam no Youtube sua experiência com cultivares de café arábica desenvolvidas pelo instituto

15 de novembro de 2025

Cafeicultores do Espírito Santo contam no Youtube sua experiência com cultivares de café arábica desenvolvidas pelo institutoAlta produtividade e qualidade da bebida são alguns dos pontos de destaque que despertam o interesse dos cafeicultores – Foto: Divulgação/Incaper

Três cafeicultores, adeptos de cultivares desenvolvidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em suas propriedades, são destaques do novo vídeo disponível no canal do instituto no YouTube. Os depoimentos trazem reflexões sobre os resultados obtidos por eles ao longo dos últimos anos.

Assista ‘Depoimentos sobre a Indicação de Cultivares de Café Arábica para o ES’, produzido pelo Incaper, neste link.

O interesse dos cafeicultores se deu por conta do alto desempenho em produtividade, qualidade da bebida e resistência a pragas e doenças que as cultivares proporcionam. Os materiais foram validados em pesquisas realizadas ao longo de seis anos, em 12 municípios das regiões das Montanhas, Caparaó e Noroeste do Estado.

Recentemente, foi publicado um vídeo no canal com servidores do Incaper envolvidos diretamente nesse projeto, o pesquisador Maurício Fornazier e o extensionista Cesar Abel Krohling. Eles fazem o acompanhamento de perto a essas propriedades, localizadas nos municípios de Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio e Guaçuí.

O vídeo ‘Indicação de Cultivares de Café Arábica para o ES’ pode ser assistido aqui.

Em maio deste ano, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou a cartilha ‘Café arábica: cultivares validadas para o Estado do Espírito Santo’, com uma nova indicação de cultivares adaptadas às condições do Estado.



banner
banner