Home - Economia - Cade aprova extensão de prazo para venda de refinarias da...

Cade aprova extensão de prazo para venda de refinarias da Petrobras

19 de janeiro de 2021

Estatal disse que órgão que regula a concorrência aprovou a minuta do aditivo com a readequação do prazo de dezembro para o fim de abril

Cade aprova extensão de prazo para venda de refinarias da PetrobrasCade aprovou readequação de prazo para a assinatura de compra e venda de oito refinarias – Foto: Geraldo Kosinski/Petrobras

A Petrobras informou na manhã de segunda-feira (18) que o Cade, que regula a concorrência no Brasil aprovou a minuta do aditivo que prevê a readequação dos prazos de assinatura dos contratos de compra e venda das oito refinarias da estatal para o fim de abril.

Com isso, falta apenas Petrobras e Cade assinarem o aditivo. Em abril de 2019, a estatal iniciou o processo de venda das refinarias, como resultado de um acordo com o Cade para encerrar o processo que apurava abusos da posição de líder de mercado da estatal.

A primeira fase de venda começou em junho de 2019 com as refinarias Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco, a Landulpho Alves (Rlam, na Bahia), a Getulio Vargas (Repar, no Paraná) e Alberto Pasqualini (Refap, no Rio Grande do Sul). Em setembro de 2019, a estatal colocou à venda a Regap (Minas Gerais), Reman (Amazonas), Lubnor (Ceará) e Six (Paraná).

Das oito unidades, a mais avançada é a Rlam. Em dezembro, a estatal havia informado que o Grupo Mubadala, fundo soberano de Abu Dhabi, e outras empresas iriam em janeiro apresentar novos preços pela refinaria na Bahia, que completou 70 anos em 2020. Segundo fontes, a unidade está avaliada em US$ 4,5 bilhões.

Valedoitaúnas/Informações iG



banner
banner