Home - Geral - Cabelo com frizz: veja o que fazer para evitar e...

Cabelo com frizz: veja o que fazer para evitar e tratar

01 de fevereiro de 2020

Os fios arrepiados podem ser causados por diferentes motivos; entenda como acabar com esse problema

Cabelo com frizz: veja o que fazer para evitar e tratarFoto: Divulgação

Você já se deparou com alguns fiozinhos arrepiados no topo na cabeça que não voltam para o lugar mesmo passando a mão constantemente? Esse fenômeno que acontece com o cabelo é chamado de frizz.

Em geral, o frizz pode ser causado por diversos fatores, como:

Ressecamento dos fios

Cabelo quebrado

Cabelo poroso

Por isso, saber a forma certa de cuidar dos cabelos é importante para evitar que o frizz tome proporções maiores e incomode no visual.

Como tirar o frizz do cabelo?

O tratamento anti frizz varia de acordo com o tipo de cabelo, nível de ressecamento e até mesmo o tipo de couro cabeludo. Cabelos secos, por exemplo, podem usufruir de uma quantidade maior de óleos do que os cabelos oleosos.

Por isso, é recomendado que um profissional avalie o que está causando o frizz, antes de iniciar algum tipo de tratamento. Porém, algumas mudanças na aplicação de produtos utilizados no dia a dia já podem ajudar a evitar esse problema.

O hairstylist Marcio Sanchez, do TP Beauty Lounge, recomenda três tipos de produtos que previnem o crescimento do frizz. São eles:

Leave in com fixação baixa

Óleos leves (como o óleo de argan)

Shampoo sem sulfato

Como evitar o aparecimento do frizz

Ainda de acordo com Marcio, a nutrição é o passo inicial para evitar o aparecimento do frizz. Nutrir o cabelo aumenta a lubrificação dos fios, repondo os lipídios (gorduras) que o cabelo perde em seu córtex.

Alguns produtos usados para essa finalidade são:

Ceramidas

Óleos vegetais (óleo de coco, azeite de oliva, óleo de abacate, manteiga de tutano, óleo de argan, óleo de linhaça, óleo de uva, óleo de amêndoas)

Manteigas vegetais (manteiga de karité, manteiga de murumuru, manteiga de cacau, manteiga de cupuaçu, manteiga de macadâmia, manteiga de tutano).

“O modo de pentear o cabelo também interfere e o uso de leave in ajuda a assentar os fios”, completa o especialista.

Aprenda mais sobre nutrição e como fazer o cronograma capilar.

Cabelo crespo e cacheado possuem mais frizz?

Cabelo com frizz: veja o que fazer para evitar e tratarFoto: shutterstock/WAYHOME studio

De acordo com Marcio, é natural que esse tipo de fio mais estruturado possua uma quantidade maior de frizz. "Normalmente são cabelos mais secos, ou seja, a oleosidade demora para percorrer todo o fio", explica o especialista.

Dessa forma, cabelos cresposcabelos crespos e cacheados requerem cuidados específicos para que a oleosidade natural dos fios seja reposta nas pontas do cabelo, recuperando a força e evitando o frizz.

Valedoitaunas



banner
banner