Bruno quer garantir acessibilidade às pessoas com deficiência nas praias do ES
10 de dezembro de 2021Indicação do deputado foi aprovada pela Assembleia Legislativa. Caso ela seja executada pelo governo, frequentadores cegos e com dificuldade de mobilidade teriam pontos de acesso e recursos assistidos, com cadeiras anfíbias, esteiras, material desportivo e apoio de uma equipe técnica
Deputado Bruno Lamas quer transformar as praias do litoral capixaba em locais realmente democráticos e inclusivos – Foto: Divulgação/Ales
Transformar as praias do litoral capixaba em locais realmente democráticos e inclusivos, onde as pessoas com deficiência pudessem frequentar com autonomia e dignidade, é o objetivo da indicação parlamentar, de autoria do deputado estadual Bruno Lamas (PSB), aprovada na sessão da Assembleia Legislativa da última terça-feira (7).
De acordo com a proposta, que só será colocada em prática caso o governador Renato Casagrande (PSB) aprove a medida, a ideia é que as praias tenham pontos de acesso e recursos assistidos com cadeiras anfíbias, esteiras, material desportivo e apoio de uma equipe técnica para desenvolver atividades para pessoas com deficiência.
Pela proposta, seria fornecida toda a segurança necessária, com as exigências normativas de acessibilidade, não só para o deficiente físico, mas para todos os cidadãos. Para isso, a indicação sugere uma parceria entre os setores público e privado.
“Quero democratizar o acesso às praias. Para isso, seria implantada uma infraestrutura acessível para que as pessoas com deficiência tenham acessibilidade às praias do litoral capixaba. Sabemos que essas pessoas, com deficiência visual e de acessibilidade, têm mais dificuldades porque muitas vezes os locais não possuem o acesso adequado”, justificou o deputado estadual Bruno Lamas.
Bruno reforça que a acessibilidade às praias é um assunto nacional, mas que o Estado precisa fazer a sua parte.
“O assunto envolve o uso de cadeiras, acessibilidade e as práticas esportivas. Queremos alcançar essas pessoas com deficiência, que têm família e direitos. E, certamente, terão melhoria na sua qualidade de vida, caso o Governo do Estado execute a minha indicação parlamentar. Agora, vamos conversar com o governo para garantir a acessibilidade nas praias”, explicou.
Valedoitaúnas