Brasil vota contra texto que pedia liberação de reféns em Gaza na OMS
02 de junho de 2024O texto é de autoria da Argélia e foi apoiado pela Rússia, Colômbia, Cuba, Venezuela, Irã, Nicarágua, e China
Brasil não aceitou mudança proposta por Israel – Foto: Marwan Sawwaf/Alef Multimedia/Oxfam
O Brasil votou contra a alteração de um texto, na Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), que propunha incluir reféns mantidos pelo Hamas na Faixa de Gaza em uma resolução que condenava as ações de Israel em território palestino.
O texto é de autoria da Argélia e foi apoiado pela Rússia, Colômbia, Cuba, Venezuela, Irã, Nicarágua e China, além de países árabes.
Na proposta inicial, a resolução denunciava a situação do sistema de saúde em territórios da Palestina, além da violência, fome de civis e a destruição de atendimentos médicos por parte das forças de Israel.
Contudo, Israel pediu que o texto fosse alterado, incluindo um pedido de libertação de cerca de 125 reféns israelenses que ainda estão com o Hamas, bem como a proibição do uso de instalações de saúde por grupos armados palestinos.
Após a solicitação israelense, o texto foi aprovado por 50 votos a favor e 44 contra a alteração. Ainda, depois da modificação, o grupo de países que havia apresentado a resolução retirou o documento principal da votação.
(Fonte: iG)