Home - Política - Brasil veta entrada de estrangeiros de UE, China e outros...

Brasil veta entrada de estrangeiros de UE, China e outros países

19 de março de 2020

Pessoas oriundas de países com maiores casos de transmissão do novo coronavírus serão impedidas de ingressar no Brasil por aeroportos

Brasil veta entrada de estrangeiros de UE, China e outros paísesFoto: Divulgação

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou, nesta quinta-feira (19), em edição extra do Diário Oficial da União, portaria criando restrições ao acesso de alguns estrangeiros ao Brasil. A medida visa conter o avanço do novo coronavírus no país.

A restrição será específica para uma lista de países cujos cidadãos não poderão desembarcar no Brasil, inicialmente, por 30 dias. A portaria inclui cidadãos da China, de todos os países da União Europeia, de Islândia, Noruega, Suíça, Reino Unido, Austrália, Japão, Malásia e Coreia do Sul. Há uma série de exceções listadas na portaria.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a restrição de viagens já registrou, em média, queda de 50% na demanda por voos domésticos e de 85% nas viagens internacionais na segunda quinzena de março, na comparação com mesmo período de 2019.

Fechamento de fronteiras

O governo também determinou o fechamento das fronteiras com os vizinhos, com exceção do Uruguai, país com o qual o governo brasileiro vem mantendo diálogo em busca de um entendimento comum quanto ao trânsito de pessoas. Segundo o Ministério da Justiça, o fechamento vale para fronteiras físicas terrestres.

O texto também restringe por 15 dias a entrada por rodovias de estrangeiros oriundos dos países da América do Sul, mas não afeta o transporte de cargas, pois há a preocupação de que uma restrição como essa impacte ainda mais a economia, que vem sofrendo os efeitos da pandemia.

Valedoitaunas/Informações Metrópoles



banner
banner