Home - Geral - Brasil não tem lei que determina idade máxima para conduzir...

Brasil não tem lei que determina idade máxima para conduzir motos

14 de fevereiro de 2024

Brasil não tem lei que determina idade máxima para conduzir motosFoto: Freepik

Boa parte dos motoristas brasileiros têm a mesma dúvida: até que idade pode dirigir moto no Brasil? Na verdade, o questionamento se estende também para todo tipo de veículo, e entender a resposta é fundamental.

De uma forma simples e breve, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) conta com regras um tanto quanto específicas quanto à vigência da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por isso, todo condutor deve saber quais são elas.

Até que idade pode dirigir moto no Brasil?

Para a alegria de muita gente, o Brasil não conta com qualquer lei que determine uma idade máxima para conduzir motos no Brasil.

Além disso, o mesmo serve para qualquer outro tipo de veículo. Ou seja, enquanto o condutor demonstrar aptidão, ele ainda poderá conduzir o veículo sem quaisquer problemas.

No entanto, é preciso ter em mente que toda pessoa deve reconhecer os seus limites. Isso porque qualquer situação que coloque em risco a segurança no trânsito pode resultar em sérios problemas que vão além dos acidentes.

Outro ponto que merece atenção são as etapas de renovação da CNH. Passar por elas é fundamental para continuar dirigindo em conformidade com as leis locais.

Qual a validade da CNH para idosos?

A validade da CNH varia entre dez e três anos. Isso porque, de acordo com as novas regras, a idade do condutor determina o prazo de validade do documento.

Dessa forma, o prazo de validade da CNH em 2024 é de:

·         Condutores de até 49 anos – 10 anos;

·         Condutores com idade entre 50 e 69 anos – 5 anos;

·         Condutores com mais de 70 anos – 3 anos.

Assim como dito, essas regras valem para qualquer tipo de veículo, e não unicamente para as motos.

Qual o processo para renovar a CNH do idoso?

O processo de renovação para a CNH é totalmente o mesmo para qualquer idade. Ou seja, ele inclui passar pelas etapas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Essas etapas incluem os exames médicos e de aptidão. Aliás, é através deles que o condutor, independentemente da idade, consegue comprovar que segue apto e lúcido para conduzir veículos.

Agora, quanto ao valor, ele pode variar de acordo com as taxas locais, mas normalmente, fica entre R$ 350 e R$ 700. Após obter a devida aprovação, o condutor só precisará realizar as etapas novamente após a nova validade do documento.

(Fonte: Garagem 360)



banner
banner