Bolsonaro volta a Brasília e se recupera de cirurgias feitas em SP, diz assessor
20 de setembro de 2023Ex-presidente da República corrigiu uma hérnia de hiato e fez outro procedimento para reparar um quadro de desvio no septo
Bolsonaro voltou para Brasília na terça-feira (19) – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Após cirurgias realizadas recentemente em um hospital de São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou para Brasília na última terça-feira (19). A volta para a capital federal ocorre após receber alta médica parcial e ter feito uma consulta de retorno com otorrinolaringologista. A informação foi compartilhada nas redes sociais pelo advogado e ex-secretário de Comunicação de Bolsonaro, Fabio Wajngarten.
"O presidente Jair Bolsonaro passou por retorno médico no otorrinolaringologista na manhã de hoje em São Paulo, realizou limpeza e aspiração devido ao procedimento cirúrgico realizado. Encontra-se em alta médica parcial e passará por nova avaliação na próxima semana. Na sequência, embarcou em Congonhas para Brasília, onde já se encontra continuando sua recuperação", escreveu Wajngarten.
Bolsonaro recebeu alta na sexta-feira (15) e deixou o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde passou por duas cirurgias: uma para corrigir uma hérnia de hiato e outra para reparar um quadro de desvio no septo. Na quinta-feira (14), o ex-presidente tinha retomado a alimentação normal após exames constatarem o funcionamento correto do intestino. Segundo boletim médico, ambos os procedimentos realizados por Bolsonaro evoluíram bem.
"O especialista que avaliou o exame, doutor Luiz Tenório de Siqueira, concluiu que o trânsito intestinal se faz normalmente, sem obstruções ou dificuldades. Quanto à avaliação otorrinolaringológica, o ex-presidente Jair Bolsonaro encontra-se em excelente recuperação, com sangramento nasal bastante diminuto, seguindo com instilações nasais para melhora do fluxo", informou o texto.
O ex-presidente foi operado por uma equipe de gastroenterologia e uma de otorrinolaringologia. A hérnia de hiato é uma condição em que parte do estômago impulsiona o músculo do diafragma, causando refluxo. O quadro é consequência da facada que o ex-presidente recebeu durante a campanha eleitoral de 2018, em Juiz de Fora (MG).
Já o desvio de septo ocorre quando a estrutura que separa as duas narinas não é reta e só requer atenção quando interfere na respiração. No dia em que realizou as cirurgias, uma imagem de Bolsonaro foi divulgada no perfil do ex-presidente nas redes sociais. A legenda da publicação diz: "Mais uma etapa vencida".
(Fonte: R7)