Home - Política - Bolsonaro embarca para viagem de uma semana por três países...

Bolsonaro embarca para viagem de uma semana por três países árabes em busca de investimentos

12 de novembro de 2021

Presidente visitará Emirados Árabes, Bahrein e Catar. Em Dubai, Bolsonaro estará na Expo 2020, um dos maiores eventos realizados desde o início da pandemia

Bolsonaro embarca para viagem de uma semana por três países árabes em busca de investimentosPresidente Jair Bolsonaro visitará países dos Emirados Árabes – Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro embarcou na manhã desta sexta-feira (13) para uma viagem de uma semana por Emirados Árabes Unidos (Dubai), Bahrein (Manama) e Catar (Doha), com foco na busca de investimentos dos países do Golfo Pérsico.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a previsão de agenda do presidente, que deve viajar acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro, contempla reuniões com governantes locais, encontros com empresários e visitas a feiras e exposições.

De acordo com o embaixador Kenneth Félix da Nóbrega, secretário de Negociações Bilaterais para o Oriente Médio, Europa e África do Itamaraty, a viagem do presidente será uma oportunidade para troca de ideias “em alto nível sobre o cenário pós-pandemia”, o que inclui a alta do petróleo e a transição energética.

Esta é a segunda viagem de Bolsonaro a países do Oriente Médio que ficam na região do golfo. Em 2019, no primeiro ano de mandato, o presidente esteve na Arábia Saudita (Riad), nos Estados Árabes (Abu Dhabi) e no Catar (Doha).

Mais de dois anos depois, Bolsonaro retorna à região novamente em busca de ampliar a relação comercial com os países árabes, grandes produtores de petróleo e que dispõem de fundos soberanos. A intenção é captar investimentos em áreas como infraestrutura, agronegócios e defesa.

“Nós estamos muito ambiciosos com os Emirados Árabes. Queremos mais investimentos em áreas do nosso interesse, como infraestrutura, por exemplo”, afirmou a jornalistas o diretor do Departamento de Oriente Médio do Itamaraty, embaixador Sidney Leon Romeiro, na última quarta (10).

Emirados

Bolsonaro deve chegar no sábado (13) a Dubai, nos Emirados Árabes, um dos principais polos econômicos do mundo. Dubai é um dos sete emirados que integram o país, cuja capital é Abu Dhabi.

O presidente ficará em Dubai até terça-feira (16) e tem previsão de encontros com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohamed Bin Zayed Al Nahyan, e o emir de Dubai e primeiro-ministro dos Emirados Árabes, sheik Mohammed Bin Rashid Al Maktoum. Há possibilidade de assinatura de acordos com os Emirados Árabes.

No domingo (14), Bolsonaro deve comparecer à Dubai Air Show, uma feira de aviação civil e militar. Também há previsão de visita a uma unidade da empresa BRF.

Na segunda-feira (15), o presidente abrirá um fórum de investimentos organizado pela Apex em parceria com a CNI e com apoio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB).

Também na segunda, Bolsonaro deve comparecer à Expo 2020, uma exposição itinerária realizada desde 1851. A segunda-feira, aniversário da Proclamação da República, será o "Dia do Brasil".

A Expo 2020, que teve início em outubro e irá até março de 2022, é o principal evento global desde o começo da pandemia de Covid-19 no ano passado.

A mostra reúne obras arquitetônicas e inovações tecnológicas apresentadas pelos países em seus pavilhões – o pavilhão brasileiro fica no distrito da sustentabilidade do evento.

Bahrein

A comitiva presidencial deve sair de Dubai na terça-feira (16) com destino ao Bahrein.

Bolsonaro vai inaugurar a embaixada do Brasil em Manama, capital do Reino do Bahrein. O presidente deve ser recebido pelo rei Hamad Bin Isa Al Khalifa.

Catar

A previsão é seguir na quarta-feira (17) para Doha, no Catar, onde será recebido para reuniões com possível assinatura de acordos bilaterais pelo emir do país, Tamim Bin Hamad Al Thani.

No Catar, também há a possibilidade de uma visita ao estádio Lusail, que será o palco da final da Copa do Mundo do próximo ano, e de uma reunião com executivos da Fifa, entidade máxima do futebol.

Bolsonaro ainda deve participar de um jantar com empresários e iniciar na quinta-feira (18) o retorno ao Brasil.

Valedoitaúnas (g1)



banner
banner