Bolsonaro deve fazer discurso forte na Assembleia da ONU
20 de setembro de 2022Fontes ligadas ao presidente disseram ao blog que será uma fala intensa e relacionada às origens bolsonaristas
Assim como em 2021, Bolsonaro fará discurso de abertura da Assembleia da ONU– Foto: Eduardo Munoz/Pool Via Reuters
O presidente Jair Bolsonaro faz daqui a pouco em Nova York, nos Estados Unidos, às 10 horas (horário de Brasília), o discurso de abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Blog apurou que Bolsonaro deve fazer um discurso voltado para suas bases políticas. Fontes muito próximas ao presidente disseram que, "certamente, será um discurso forte, tipo 'Bolsonaro -raiz'".
O discurso foi preparado junto a três assessores para evitar vazamentos e deve ter cerca de 20 minutos.
O presidente também vai destacar os números da economia brasileira, que tem apresentado crescimento acima da média mundial, e questões ambientais, como a expectativa de ampliar a geração de energia limpa como o hidrogênio verde com base na produção de energia eólica. Questões ligadas ao principal adversário político também serão lembradas neste discurso.
Na ONU, Jair Bolsonaro ainda deve aproveitar para falar sobre o papel do Brasil na segurança alimentar do mundo e dos incêndios florestais na França. Bolsonaro e o presidente francês, Emanuel Macron, têm um longo desentendimento, e o presidente brasileiro deve dizer que as queimadas não ocorreram só no Brasil.
O presidente ainda terá encontros privados com os presidentes do Equador e Polônia e retorna ao Brasil no fim desta terça-feira (20).
Valedoitaúnas (R7)