Bolsa Família: confira calendário de pagamentos do benefício em 2025; veja as datas
24 de dezembro de 2024Rodada de pagamentos começa no dia 20 de janeiro, em parcelas previstas até 23 de dezembro
Governo liberou calendário de pagamentos do Bolsa Família de 2025 – Foto: Roberta Aline/MDS
O governo confirmou o calendário de pagamentos do benefício social Bolsa Família para o ano de 2025. A rodada de pagamentos começará no dia 20 de janeiro e segue nos critérios que já funcionam atualmente – de ordem de recebimento conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).
O número pode ser conferido pelo próprio cartão do Bolsa Família e tem início no número 1, indo até zero. Na prática, quem tiver o último dígito ‘1′ do NIS já recebe no primeiro dia (20 de janeiro). Beneficiários com o número 2 podem acessar o recurso no segundo dia e assim vai de acordo com cada dia útil, sendo o último dia dos beneficiários com dígito zero.
A previsão é que o saldo caia nos últimos dez dias úteis de cada mês – menos em dezembro, quando o pagamento será antecipado devido às festividades de fim de ano.
Os valores são de, no mínimo, R$ 600 por família inscrita. A variar com a composição familiar, valores complementares também são repassados.
Veja o cronograma mês a mês:
- janeiro - do dia 20 (NIS final 1) até o dia 31 (NIS final zero);
- fevereiro - do dia 17 até o dia 28;
- março - do dia 18 até o dia 31;
- abril - do dia 15 até o dia 30;
- maio - do dia 19 até o dia 30;
- junho - do dia 16 até o dia 30;
- julho - do dia 18 até o dia 31;
- agosto - do dia 18 até o dia 29;
- setembro - do dia 17 até o dia 30;
- outubro - do dia 20 ao dia 31;
- novembro - do dia 14 ao dia 28;
- dezembro - do dia 10 ao dia 23;
Como garantir o Bolsa Família em 2025
Dados sobre a renda da família e os documentos de cada pessoa que vive na mesma casa devem ser atualizados no Cadastro Único a cada 24 meses. Assim, quem não tiver feito atualização de informações no ano passado deverá fazer, sob pena de que não haja perda do benefício.
Para garantir a atualização, a pessoa responsável pela família deve ir a um posto de atendimento socioassistencial, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ou posto de atendimento do Cadastro Único, e atualizar as informações.
(Fonte: R7)