“Bandinha da Barra” resgata antigos carnavais de rua de Conceição da Barra
24 de fevereiro de 2020Foto: Reprodução
O tradicional carnaval de rua, com mais de um século de existência e uma das grandes atrações carnavalescas da década de 50, 60, 70 e 80, em Conceição da Barra, e puxado pela “Bandinha da Barra” arrastava uma multidão de foliões pelas ruas do Centro da cidade.
Criada por um grupo de músicos da ‘Banda Musical Oliveira Filho’, a “Bandinha da Barra”, como é carinhosamente chamada pelos turistas e barrenses, já participou de festivais e se destacou pela sua originalidade. Hoje é um patrimônio cultural de Conceição da Barra.
Um orgulho para os saudosistas das antigas marchinhas de carnaval, hoje ela ainda arrasta jovens e adolescentes pelas ruas e que se deixam levar ao som das dos antigas marchinhas carnavalescas.
Até 1980, período em que barrenses e turistas passaram a conviver com as bandas baianas que passaram a alegrar os foliões nos carnavais da cidade, a centenária “Bandinha da Barra”, junto com os clubes, Sul América e Dunas Praia Clube e Cricaré, era garantia dos belos carnavais dos áureos tempos.
A “Bandinha da Barra” começou a animar os carnavais de salão pelo Clube
Sul América, que depois veio da dar nome ao time de futebol da cidade, passou pelo Cricaré e antes dos trios elétricos, animou o carnaval no
Dunas Praia Clube.
Valedoitaunas