Home - Economia - Bandes conquista nota AAA pela Fitch Rating pelo terceiro ano...

Bandes conquista nota AAA pela Fitch Rating pelo terceiro ano consecutivo

21 de agosto de 2025

Bandes conquista nota AAA pela Fitch Rating pelo terceiro ano consecutivoFoto: Divulgação

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) renovou seu rating triple A pela agência de classificação de risco Fitch Ratings, consolidando sua posição como uma instituição financeira de alta credibilidade no mercado.

O rating Triple A é o mais alto nível de classificação de risco concedido pela agência e é atribuído após avaliação das instituições financeiras. Este é o quarto ano que o Bandes recebe a nota A. Em 2021, o banco recebeu o duplo A, seguido dos triplos A em 2022, 2023 e 2024.

“Esta distinção é um testemunho da solidez operacional do Bandes. O rating AAA representa o mais alto nível de qualidade de crédito atribuído pela Fitch Ratings, destacando a posição do banco no mercado financeiro. Uma conquista que reflete o compromisso contínuo com a gestão financeira responsável e o suporte consistente às iniciativas de desenvolvimento econômico, alinhadas à boa e prudente gestão fiscal do Estado, bem como as suas políticas públicas”, destaca o diretor-presidente do banco capixaba, Marcelo Barbosa Saintive.

Em meio à conquista, e de posse do rating, o banco se habilita para captar recursos com organismos multilaterais, a exemplo da captação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Essa estratégia fortalece ainda mais suas operações e expande sua capacidade de financiar projetos e iniciativas dentro do Espírito Santo.

Em 2022, o banco fez sua primeira captação, de US$ 30 milhões com o BID, para aplicação em financiamentos a capital de giro para pequenas e médias empresas, com bônus para empresas lideradas por mulheres.

O que é rating?

O rating é uma “nota” referente ao mecanismo de classificação de crédito de uma empresa, um país ou um título. Essa nota é emitida por agências classificadoras de risco que avaliam aspectos financeiros e a capacidade de honrar suas obrigações financeiras no prazo. Para essa classificação, são considerados pela Ficth Ratings os aspectos econômico-financeiros, os padrões de governança corporativa e a capacidade de crescimento do Bandes.

A atribuição de rating considera diversas variáveis para definir o nível de risco de inadimplência do agente financeiro: aspectos sociais, econômicos e políticos são levados em conta, assim como características da própria instituição. As agências de rating recorrem tanto a técnicas quantitativas, como análise de balanço patrimonial, ativo, passivo, fluxo de caixa e projeções estatísticas, quanto a análises de elementos qualitativos, como ambiente externo, setor da empresa, legislação, questões jurídicas e percepções sobre o emissor e seus processos.



banner
banner