Home - Geral - Balão encosta em fios e cai em cafezal com família...

Balão encosta em fios e cai em cafezal com família que fazia passeio no ES

05 de agosto de 2024

Três integrantes da mesma família e o piloto estavam no cesto e não se feriram com gravidade. Voos recreativos aconteceram em Pancas, no Noroeste do estado, durante programação de evento de balonismo

Balão encosta em fios e cai em cafezal com família que fazia passeio no ESFamília fazia passeio de balão pela primeira vez Foto: Arquivo pessoal

Um balão que realizava um passeio com uma família em Pancas, no Noroeste do Espírito Santo, nesta sexta-feira (2), caiu em um cafezal depois de encostar em fios durante uma tentativa de pouso. O voo aconteceu durante um festival de balonismo que acontece na cidade, e levava um empresário de 41 anos e dois enteados, de 17 e 12 anos, além do piloto. Ninguém se feriu com gravidade.

Um morador da região, flagrou o momento em que o balão diminuiu a altura e encostou nos fios, é possível ver uma faísca na hora do contato. Depois, o cesto volta a subir, balançando, e o envelope (parte onde o ar quente é retido) se movimenta. A queda não foi flagrada.

Já vídeos feitos pela família, registraram momentos durante o passeio, como quando mostram a altura em que o balão estava. Eles também falam sobre a procura de um local para aterrissar e o aumento do vento. Já após a queda, um rápido registro mostra todos já no chão. A adolescente de 17 anos foi quem gravou o vídeo e diz 'gente, o nosso balão tombou'.

Otávio Borin contou que a família mora em Guarapari, e foi à Pancas por causa do evento e pela oportunidade de andar de balão pela primeira vez. O passeio era um sonho, especialmente, para a menina de 17 anos, e marcaria a despedida dos adolescentes, que viajaram de mudança para os Estados Unidos neste domingo (4).

A esposa do empresário e mãe das crianças não estava com o grupo, porque tem medo de altura, e só ficou sabendo do acidente após o resgate.

Balão encosta em fios e cai em cafezal com família que fazia passeio no ESBalão encosta em fios e cai em cafezal com família que fazia passeio em Pancas Foto: Redes sociais

De acordo com Otávio, o passeio estava previsto para às 16h, mas atrasou devido às questões climáticas e o excesso de vento. Até que, pouco antes das 17h, a possibilidade do voo foi confirmada.

“Eles estavam indecisos se iriam decolar ou não, estava ventando bem, até que mais de um balão decolou e fomos também. Todos foram seguindo a mesma rota, mas depois de uns 30 minutos o piloto ficou preocupado. Tentou aproximação de aterrissagem três vezes, e na terceira foi quando pegou os fios”, contou o empresário.

Ele disse que só foi possível ver os fios quando o balão já estava muito próximo, e não houve tempo de evitar o contato.

“Foi uma emoção, a gente ficou muito assustado na hora que encostou e rompeu o cabo de alta tensão, até cortou a energia da cidade na hora, ali achei que ia dar um problema sério, mas a sorte é que foi o balão que cortou o cabo e não o contrário. A aterrissagem também foi tensa, batemos primeiro em um barranco de um cafezal, o cesto foi sendo arrastado e capotou algumas vezes”, detalhou.

Balão encosta em fios e cai em cafezal com família que fazia passeio no ESBalão encosta em fios e cai em cafezal com família que fazia passeio em Pancas Foto: Arquivo pessoal

Segundo o empresário, ele e o piloto conseguiram proteger os adolescentes na hora da queda, apenas a menina de 17 anos, teve escoriações nos joelhos, mas ninguém precisou ser levado ao hospital.

Uma equipe da organização do festival resgatou os quatro ocupantes do balão cerca de 1h30 depois do acidente, o cesto parou em um local íngreme e de difícil acesso.

O passeio custou R$ 660 por passageiro, e a previsão era que durasse de 30 a 40 minutos. Otávio entendeu que a queda foi um acidente e agradeceu por todos estarem bem.

“Balão é algo que não tem muito controle, você segue o vento, o seu controle é subir e descer. Talvez poderia ter sido adiado, mas eu não sou profissional da área para poder avaliar. Acredito que tiveram a intenção de que daria certo, nenhum dos outros teve acidente e o nosso balonista era o mais experiente, pelo que ouvi. O nosso problema foi o cabo, não vimos o cabo. [...] Acho que foi um acidente, que está sujeito a acontecer, é um passeio mas é um esporte de aventura também”, disse o empresário.

O g1 fez contato com a organização do 2º Festival de Balonismo de Pancas, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.

Festival de Balonismo

A programação do 2º Festival de Balonismo de Pancas, começou nesta sexta-feira (2) e tinha previsão de acontecer até este domingo (4). Ao longo dos dias, oito balões participaram da competição de ‘caça à raposa’, buscando pontuar mais para definição de quem seria o vencedor.

Além da competição, voos recreativos foram disponibilizados para agendamento para o público no local, como foi o caso da família de Otávio.

A expectativa de público era de cerca de 10 mil pessoas por dia, durante a programação.

(Fonte: g1 ES)



banner
banner