Aumento do preço do leite faz consumidor mudar hábitos no ES
24 de maio de 2023Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que o preço do leite aumentou cerca de 13% nos últimos 12 meses
Foto: Reprodução/Pinterest
A constante mudança de preços no Brasil e no Espírito Santo, por conta da inflação, faz com que os consumidores do Estado alterem alguns padrões de consumo.
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que o preço do leite aumentou cerca de 13% nos últimos 12 meses.
O estudo também demonstra que no mês de abril, o preço do leite aumentou 7,37% em 2023. Em um supermercado de Vila Velha, por exemplo, o litro do leite mais está sendo vendido por R$ 4,79, já o mais caro saí por R$ 5,99.
Com as constantes mudanças nos preços, consumidores do Estado estão realizando algumas mudanças nos hábitos alimentares.
Uma delas é a enfermeira Vanessa Muniz, em entrevista ao Balanço Geral da TV Vitória, ela disse que sente no bolso o aumento. Ela explica que, tem que comprar o produto para o filho pequeno, mas está cada vez mais caro.
"Eu sempre tenho que comprar o leite para o meu filho pequeno, porque ele precisa. Mas com o produto ficando mais caro tento comprar quando entra na promoção. Também complemento com leite em pó", descreve.
Se a situação está complicada para as pessoas que compram no consumo próprio, imagina para quem trabalha com culinária e precisa comprar os melhores alimentos? A cozinheira Clauzira Monteiro, faz receitas todos os dias, ela ainda não repassou o valor para o consumidor.
"Eu gasto uma quantidade muito elevada. Ainda não consegui repassar o valor para o consumidor, porque enquanto dá para segurar a gente tenta, mas chega uma hora que não dá mais para segurar", ressalta.
A confeiteira Lohayne Rossi também vai sentir no bolso às mudanças. Ela utiliza quase 200 quilos que produtos derivados de leite por semana. "Fico à mercê, esperando que os preços abaixem, estabilizem, mas não tem jeito, tem que pesquisar para comprar", finaliza.
(Fonte: Folha Vitória)