Home - Geral - Aulas na rede pública do ES começam nesta quinta-feira (3)...

Aulas na rede pública do ES começam nesta quinta-feira (3)

02 de fevereiro de 2022

Aulas presenciais têm início em 411 escolas da rede estadual. Confira as novidades anunciadas pela Secretaria de Educação

Aulas na rede pública do ES começam nesta quinta-feira (3)Sala de aula no Espírito Santo antes da pandemia – Foto: Divulgação/Sedu

As aulas na rede pública do Espírito Santo começam nesta quinta-feira (3). Ao todo, 411 escolas atenderão 211.016 alunos, mas a previsão é de que o número chegue a 235 mil com o início das aulas.

O secretário de Educação, Vitor de Angelo, reforçou que o ano letivo iniciará com uma normalidade razoável, diante da pandemia. Aulas presenciais estão mantidas, mesmo diante do aumento de infectados pela Covid-19.

"As escolas estão preparadas para receber nossos estudantes com segurança: com o uso obrigatório da máscara, álcool disponível para todos, termômetro, limpeza dos ambientes, entre outros. As ações que estamos apresentando são de curto prazo, pois já estamos em planejamento do pós-pandemia, pensando nos prejuízos que ela causou na educação", afirmou.

Uma das inovações para 2022 é a implementação do novo ensino médio, com um novo currículo para os estudantes da 1º série.

Paralelamente, será ofertada uma formação para todos os professores do ensino médio. O estado vai disponibilizar ainda a plataforma digital “Árvore de Livros”, garantindo o acesso ilimitado a um acervo digital de 30 mil livros para estudantes, professores e servidores da rede estadual.

Também foi anunciada a expansão do Centro Estadual de Idiomas e do Pré-Enem.

Confira as novidades

1. Programa "Mais Leitores": aquisição de acervo bibliográfico para as bibliotecas das escolas públicas estaduais e municipais – serão 181.469 livros físicos, contemplando títulos voltados para a educação infantil; ensino fundamental - anos iniciais e finais; ensino médio; educação do campo, indígena e quilombola; Educação de Jovens e Adultos (EJA) regular e profissional. Investimento de R$ 8.115.320,88.

2. Plataforma digital "Árvore de Livros": acervo digital com mais de 30 mil livros (acesso ilimitado e simultâneo) para 250 mil estudantes, professores e servidores da rede estadual. Investimento de R$ 9.609.222,00.

3. Pré-Enem: expansão de 40 para 100 polos para todos os municípios do estado, com ampliação de atendimento de 3 mil para 6 mil estudantes da 3ª série do ensino médio (regular, tempo integral e EJA) com aulas gravadas, ao vivo/on-line e aulões presenciais. Cada estudante receberá um chromebook com pen modem e pacote de dados de internet.

4. Plataforma de redação: disponibilização de 22 redações por ano com correção por inteligência artificial instantânea e correção humana, para todos os estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio.

5. Programa de fortalecimento da aprendizagem: continuidade do programa de reforço e recuperação da aprendizagem para os estudantes do ensino fundamental com baixo desempenho nas avaliações diagnósticas, acompanhados por professores de língua portuguesa e matemática, sendo duas aulas por semana.

6. Sucesso escolar: atendimento a 2.103 estudantes, entre 13 e 17 anos, do ensino fundamental, nos anos finais, de 47 escolas, em situação de distorção idade-série, com currículo diferenciado e formação de professores, a fim de garantir a progressão da aprendizagem e continuidade dos estudos com sucesso escolar.

7. Centro Estadual de Idiomas: expansão de oito para 17 centros e ampliação de 7 mil vagas para estudantes da 1ª e 2ª séries do ensino médio, incluindo a distribuição de material didático e formação para os professores que atuarão nos centros.

8. Novo ensino médio: início da implementação do novo currículo do ensino médio para estudantes da 1ª série. Será ofertada formação para todos os professores do ensino médio, para a implementação do currículo, referente aos itinerários formativos.

9. Busca ativa escolar: rede municipal - monitoramento de 16.355 estudantes que estavam fora da escola/rede estadual – monitoramento de aproximadamente 17 mil estudantes (alunos que estavam na escola e que poderiam desistir do ano letivo) e monitoramento de aproximadamente 2.500 estudantes que estavam fora da escola.

Valedoitaúnas (g1 ES)



banner
banner