Atividades nos CRAS e dados do CREAS enfocam violência contra idosos, em Conceição da Barra, ES
22 de junho de 2023Foto: Divulgação
Neste mês de junho é celebrada a Campanha “Junho Violeta”, que tem por objetivo mobilizar toda população sobre as mais diversas formas de violências praticadas contra as pessoas idosas e que vem crescendo a cada dia.
Foto: Divulgação
Para lembrar este tema foi realizado no último dia 15, no CRAS Quilombola, em Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, uma “Roda de Conversa” com a participação dos grupos autoestima; da Assistente Social do PAIF, Iris Florentino; equipe do SCFV, formada pela pedagoga, Marlizete Bastos e pela orientadora, Joice Nascimento; psicóloga do CREAS, Andreia Daher da Silva e ainda da idosa Maria Odete Gonçalves que teve uma participação especial fazendo uma explanação sobre o tema apresentado.
Foto: Divulgação
O CRAS do Distrito de Braço do Rio também enfocou este tema realizando uma “Roda de Conversa” com os usuários do grupo Alegria de Viver, em encontro foi realizado no dia 19 e organizado pela equipe do SCFV e equipe PAIF.
Dados apresentados pela equipe PAEF do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do município de Conceição da Barra, mostram que, do total de denúncias de violências recebidas neste equipamento, 15% é contra a pessoa idosa, sendo estas: maus-tratos físicos e psicológicos; abandono e negligência; violência sexual e exploração financeira.
Foto: Divulgação
Desse total de denúncias por território, recebidas nesta atual administração, 54% estão concentradas na Sede do município e 46% no Distrito de Braço do Rio. A negligência em relação a saúde, cuidados com a higiene, alimentação e moradia representa a maioria das violências sofridas pelos idosos, em sua maioria nas residências de famílias em vulnerabilidade social.
As demandas recebidas pelo CREAS são resultantes de denúncias espontâneas ou feitas através do disk 100, dos CRAS, das Polícias Civil e Militar, do Ministério Público, do Judiciário, entre outros canais. A partir deste recebimento a equipe técnica realiza visitas domiciliares para averiguação das denúncias. Como resultado preparam um relatório psicossocial e encaminham aos órgãos competentes para que sejam tomadas as devidas providências.
Foto: Divulgação
Graças à parceria entre o município e o Governo do Estado, os idosos com indicação de profissionais da saúde e cadastrados, são beneficiados com o fornecimento de medicamentos, fraldas geriátricas e suplemento alimentar, isto sem falar do trabalho de prevenção e valorização da saúde que vem sendo realizado pelos CRAS, através do acompanhamento familiar, rodas de conversa, oficinas, palestras e atividades físicas como as realizadas no Centro de Convivência do Idoso (CCI).