Atendendo reivindicação de Freitas, Estado libera 10 médicos para atendimento 24 horas na UPA de São Mateus
20 de dezembro de 2019
O líder do governador Renato Casagrande na Assembleia Legislativa, deputado Freitas, reivindicou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a contratação de 10 médicos para regularizar o atendimento 24 horas na UPA de São Mateus.
A implantação já ocorre a partir desta sexta-feira (20). O deputado explicou que já havia feito um pedido e aguardava liberação de 10 vínculos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e reforço também do atendimento no Hospital Roberto Silvares; e foi atendido.
A definição saiu em reunião de Freitas, no início da noite de quarta-feira (18), com o secretário estadual de Saúde em exercício, Gleikson Santos (Kim), e o subsecretário de Estado da Assistência em Saúde, Fabiano Ribeiro dos Santos: “Imediatamente foram liberados os vínculos que foram pedidos. E, a partir de amanhã, nós temos dois médicos no plantão, dia e noite, na UPA, 365 dias por ano”.
A decisão elimina, de vez, o problema de atendimento médico na UPA de São Mateus, desafogando também o Hospital Roberto Silvares. “A UPA está e continuará sob a gestão do Estado e, agora com a nossa iniciativa, terá dez médicos no plantão de pronto atendimento 24 horas por dia, durante o ano todo”, comemorou o deputado.
Freitas acrescenta que, agora, é preciso que o município cumpra o dever quanto à atenção primária, disponibilizando o atendimento médico nas unidades de saúde.
“A nossa parte [do Governo do Estado] está sendo feita. Nós estamos preocupados com o atendimento e buscamos intensamente que a Secretaria Estadual de Saúde permitisse que nós pudéssemos contratar e liberou esses 10 contratos de médicos para a UPA de São Mateus”, salientou o líder do governo, frisando agradecimentos ao governador Renato Casagrande, secretário de saúde Nésio Fernandes, secretário de saúde em exercício Gleikson Barbosa dos Santos (Kim) e ao subsecretário Fabiano Ribeiro.
Foto: Divulgação