Assembleia do ES aprova aumento da idade máxima para entrar na Polícia Militar
30 de novembro de 2023Texto altera de 28 a 30 anos a idade máxima para entrada, via concurso público. Projeto seguirá para apreciação do governador do estado que pode decidir pela sanção ou veto à proposta
Polícia Militar do Espírito Santo – Foto: Carlos Alberto Silva/Rede Gazeta
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que aumenta a idade máxima para ingresso na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros.
O texto altera de 28 a 30 anos a idade máxima para entrada, via concurso público, no quadro de praças e oficiais combatentes da instituição.
No caso de oficiais especialistas (área da Saúde e músicos), o limite de idade para ingresso foi aumentado de 28 para 35 anos. A idade mínima de 18 anos é exigida na data da matrícula no curso de formação.
Além disso, praças que já estejam na corporação podem prestar o concurso para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) até os 35 anos.
A autoria da proposta é do deputado Delegado Danilo Bahiense (PL), que explica que a proposta é um pleito antigo da categoria.
"Hoje, a Polícia Militar entende que, para entrar, tem que ter até 28 anos. Porém, quem já está dentro e quer tentar o CFO para tenente fica prejudicado, pois tem menos tempo. Além disso, o estado demora a realizar o concurso. Às vezes, aos 25 anos, o candidato está se preparando, e aos 29 não pode disputar mais", descreveu o deputado.
Para Bahiense, diante da existência dos testes físicos não há motivos para se limitar tanto a idade dos policiais. Além disso, alega que a expectativa de vida da população brasileira vem crescendo.
"Estamos vivendo mais, a expectativa de vida está maior. O preparo físico, entre essas idades, não faz diferença", alegou.
Agora, o projeto de lei seguirá para apreciação do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), que pode decidir pela sanção ou veto à proposta.
(Fonte: g1 ES)