Home - Política - Assembleia do ES aprova aumento da idade máxima para entrar...

Assembleia do ES aprova aumento da idade máxima para entrar na Polícia Militar

30 de novembro de 2023

Texto altera de 28 a 30 anos a idade máxima para entrada, via concurso público. Projeto seguirá para apreciação do governador do estado que pode decidir pela sanção ou veto à proposta

Assembleia do ES aprova aumento da idade máxima para entrar na Polícia MilitarPolícia Militar do Espírito Santo Foto: Carlos Alberto Silva/Rede Gazeta

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que aumenta a idade máxima para ingresso na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros.

O texto altera de 28 a 30 anos a idade máxima para entrada, via concurso público, no quadro de praças e oficiais combatentes da instituição.

No caso de oficiais especialistas (área da Saúde e músicos), o limite de idade para ingresso foi aumentado de 28 para 35 anos. A idade mínima de 18 anos é exigida na data da matrícula no curso de formação.

Além disso, praças que já estejam na corporação podem prestar o concurso para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) até os 35 anos.

A autoria da proposta é do deputado Delegado Danilo Bahiense (PL), que explica que a proposta é um pleito antigo da categoria.

"Hoje, a Polícia Militar entende que, para entrar, tem que ter até 28 anos. Porém, quem já está dentro e quer tentar o CFO para tenente fica prejudicado, pois tem menos tempo. Além disso, o estado demora a realizar o concurso. Às vezes, aos 25 anos, o candidato está se preparando, e aos 29 não pode disputar mais", descreveu o deputado.

Para Bahiense, diante da existência dos testes físicos não há motivos para se limitar tanto a idade dos policiais. Além disso, alega que a expectativa de vida da população brasileira vem crescendo.

"Estamos vivendo mais, a expectativa de vida está maior. O preparo físico, entre essas idades, não faz diferença", alegou.

Agora, o projeto de lei seguirá para apreciação do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), que pode decidir pela sanção ou veto à proposta.

(Fonte: g1 ES)



banner
banner