Artistas de São Mateus no ES participam de residência internacional em Salvador
12 de novembro de 2024Foto: Divulgação
Dois artistas de São Mateus, Marcelo Oliveira e Augusto Boaventura, foram selecionados para a 14° Jornada da Dança que acontece em Salvador, na Bahia, entre esta quarta-feira (13) e o domingo (17).
Representando o Ponto de Cultura Belas Artes Projetos Culturais e a Saravá Produções, ambas instituições artísticas e culturais localizadas na periferia do bairro Cacique, em São Mateus, estão indo buscar experiências e trocas com artistas renomados e reconhecidos por seus trabalhos mundo afora.
Marcelo Oliveira, já teve seus trabalhos sendo apresentados na Argentina, Reino Unido e Estados Unidos, é reconhecido por sua pesquisa em dança vinculando seus trabalhos a autobiografias relacionadas ao campo da saúde mental, lutos e movimentos de transformação social.
Já Augusto Boaventura é artista e produtor cultural, gestor da Saravá Produções, coletivo que vem promovendo ações culturais afrodiaspóricas no norte do Espírito Santo. Atuando nos espetáculos “Awure Capixaba” e “Filho do som”, também faz parte do 1º coletivo de pernaltas mateenses.
A viagem é custeada através do Edital de Circulação e Intercâmbio, com recursos do Fundo de Cultura do Estado (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
14ª Jornada de Dança da Bahia
Entre esta quarta-feira (13) e o domingo (17), a cidade de Salvador, na Bahia, se torna palco de um evento que reúne artistas, educadores e amantes da dança em uma programação rica e diversificada que conta com artistas de todo o Brasil, Cabo Verde, Estados Unidos, Alemanha e Malásia.
Sob a inspiração do tema "Meu Corpo é o Templo da Minha Arte", a 14ª Jornada de Dança da Bahia convida o público a uma imersão no universo da dança, celebrando o corpo como instrumento de expressão, conhecimento e conexão com o sagrado.
Realizada desde 2005, a Jornada tem contribuído para dinamizar a dança e seu ensino na Bahia e tem realizado o intercâmbio entre profissionais locais, nacionais e internacionais, promovendo debates artísticos-pedagógicos, capacitação de dançarinos e professores, e a promoção de espetáculos.
Como parte da programação, no Museu de Arte da Bahia (MAB), acontece a Residência Artística Internacional "Luto Em Movimento: Resiliência, Memória e Identidade", que pretende realizar uma pesquisa sobre o luto (pesar) coletivo e seu potencial político e catártico. A residência, conduzida por Igor Meneses (Brasil/Alemanha) e Paula Pau (Malásia/Alemanha), convida 20 artistas locais a uma imersão criativa e propõe uma investigação sobre as diversas faces do luto e seu potencial político e catártico. O resultado da residência será exibido dentro da Mostra Artística no domingo, às 20h, na Sala do Coro.