Home - Cultura - Artistas de São Mateus no ES participam de residência internacional...

Artistas de São Mateus no ES participam de residência internacional em Salvador

12 de novembro de 2024

Artistas de São Mateus no ES participam de residência internacional em SalvadorFoto: Divulgação

Dois artistas de São Mateus, Marcelo Oliveira e Augusto Boaventura, foram selecionados para a 14° Jornada da Dança que acontece em Salvador, na Bahia, entre esta quarta-feira (13) e o domingo (17).

Representando o Ponto de Cultura Belas Artes Projetos Culturais e a Saravá Produções, ambas instituições artísticas e culturais localizadas na periferia do bairro Cacique, em São Mateus, estão indo buscar experiências e trocas com artistas renomados e reconhecidos por seus trabalhos mundo afora.

Marcelo Oliveira, já teve seus trabalhos sendo apresentados na Argentina, Reino Unido e Estados Unidos, é reconhecido por sua pesquisa em dança vinculando seus trabalhos a autobiografias relacionadas ao campo da saúde mental, lutos e movimentos de transformação social.

Já Augusto Boaventura é artista e produtor cultural, gestor da Saravá Produções, coletivo que vem promovendo ações culturais afrodiaspóricas no norte do Espírito Santo. Atuando nos espetáculos “Awure Capixaba” e “Filho do som”, também faz parte do 1º coletivo de pernaltas mateenses.

A viagem é custeada através do Edital de Circulação e Intercâmbio, com recursos do Fundo de Cultura do Estado (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

14ª Jornada de Dança da Bahia

Entre esta quarta-feira (13) e o domingo (17), a cidade de Salvador, na Bahia, se torna palco de um evento que reúne artistas, educadores e amantes da dança em uma programação rica e diversificada que conta com artistas de todo o Brasil, Cabo Verde, Estados Unidos, Alemanha e Malásia.

Sob a inspiração do tema "Meu Corpo é o Templo da Minha Arte", a 14ª Jornada de Dança da Bahia convida o público a uma imersão no universo da dança, celebrando o corpo como instrumento de expressão, conhecimento e conexão com o sagrado.

Realizada desde 2005, a Jornada tem contribuído para dinamizar a dança e seu ensino na Bahia e tem realizado o intercâmbio entre profissionais locais, nacionais e internacionais, promovendo debates artísticos-pedagógicos, capacitação de dançarinos e professores, e a promoção de espetáculos.

Como parte da programação, no Museu de Arte da Bahia (MAB), acontece a Residência Artística Internacional "Luto Em Movimento: Resiliência, Memória e Identidade", que pretende realizar uma pesquisa sobre o luto (pesar) coletivo e seu potencial político e catártico. A residência, conduzida por Igor Meneses (Brasil/Alemanha) e Paula Pau (Malásia/Alemanha), convida 20 artistas locais a uma imersão criativa e propõe uma investigação sobre as diversas faces do luto e seu potencial político e catártico. O resultado da residência será exibido dentro da Mostra Artística no domingo, às 20h, na Sala do Coro.



banner
banner