Arroz com feijão: entenda por que é uma combinação perfeita
09 de abril de 2023Nutricionista explica que a combinação de arroz com feijão traz todos os nutrientes necessários para o organismo
Arroz e feijão – Foto: Shutterstock
O arroz com feijão é um clássico da culinária brasileira. Mas você sabia que o queridinho nacional é considerado uma combinação perfeita para os nutricionistas? Quem explica é Daniela Meira, nutricionista do Mais Você.
“A combinação destes dois alimentos é perfeita, pois além de fornecerem diversos nutrientes, os aminoácidos que faltam em um alimento, você encontra em outro”, explica a profissional. “Por exemplo, a metionina, que é um aminoácido muito encontrado no arroz, possui poucas quantidades no feijão. E a lisina, outro aminoácido encontrado no feijão, existe em pequenas quantidades no arroz”, complementa.
Como consumir o arroz e feijão
O arroz e feijão também são ricos em vitaminas do complexo B, cálcio e ferro. Por isso, é importante consumir os alimentos diariamente.
"O ideal é comer de 2 a 3 colheres de sopa de arroz e 1 concha e meia de feijão, no almoço. Isso já vai suprir suas necessidades de nutrientes no dia, não precisando repetir a dose no jantar”, recomenda.
Arroz com feijão engorda?
A nutricionista orienta o consumo de arroz e feijão todos os dias, mesmo para quem está de dieta, e faz um alerta: “Lembre-se sempre que a quantidade ingerida e a falta de exercícios físicos é que vão fazer você engordar”.