Armado com arco e flechas, homem deixa cinco mortos na Noruega
13 de outubro de 2021Incidente aconteceu em cidade próxima a Oslo, e polícia investiga se foi um ato de terrorismo; outras duas pessoas ficaram feridas
Policiais investigam local de ataque com arco e flechas na cidade norueguesa de Kongsberg – Foto: NTB/via Reuters
Um homem armado com um arco e flechas matou cinco pessoas e feriu outras duas na cidade norueguesa de Kongsberg, nos arredores da capital Oslo, segundo a polícia local, informando também que o homem foi preso.
De acordo com as autoridades, os ataques aconteceram em uma "grande área" ao redor de Kongsberg, cidade de 28 mil habitantes e distante 68 km de Oslo.
“O homem usou arco e flecha para alguns dos ataques”, declarou o chefe de polícia, Oeyvind Aas, acrescentando que a corporação está investigando se outras armas foram utilizadas. “Pelas informações que temos, essa pessoa realizou os ataques sozinho”, relatou.
A polícia também afirmou que o caso está sendo investigado como um potencial ato de terrorismo.
“Diante da sucessão de fatos, é natural avaliar que se tratou de um ataque terrorista”, afirmara Aas mais cedo. “O homem preso ainda não foi interrogado e deve se pronunciar sobre suas motivações”, relatou.
Flecha presa em parede na cidade de Kongsberg depois de ataque – Foto: NTB/via Reuters
Em entrevista, a primeira-ministra Erna Solberg disse que "os relatos vindos de Kongsberg esta noite são horríveis".
“Eu entendo que muitas pessoas estejam com medo, mas é importante enfatizar que a polícia está no controle agora”, disse a premier.
Logo depois dos ataques, a polícia ordenou que seus agentes passassem a portar armas de fogo em patrulhas – normalmente, os policiais noruegueses não andam armados nas ruas.
"Essa é uma precaução adicional. A polícia não tem indicação de que haja mudanças no nível nacional de ameaças", disse a chefia da polícia, em comunicado. A ministra da Justiça e Segurança Pública, Monica Maeland, está recebendo atualizações sobre o caso e monitora a situação, de acordo com a pasta.
Valedoitaúnas (O Globo)