Home - Política - Aprovado PL da vereadora Camila em que obriga divulgação da...

Aprovado PL da vereadora Camila em que obriga divulgação da relação dos medicamentos disponíveis na Farmácia Básica pela Prefeitura de Conceição da Barra, ES

06 de outubro de 2023

Câmara aprova PL da vereadora Camila que obriga divulgar relação dos medicamentos disponíveis na Farmácia Básica pela Prefeitura de Conceição da Barra, ESVereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, Camila Aparecida Rodrigues Pereira Figueiredo – Foto: Divulgação

O projeto de Lei Nº 0222023, de autoria da vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, Camila Aparecida Rodrigues Pereira Figueiredo, aprovado em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (5), dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação da relação dos medicamentos disponíveis na rede pública municipal de Saúde de Conceição da Barra, no site oficial da Prefeitura e nas dependências das unidades de saúde.

“Uma nova lei publicada no Diário Oficial da União, no dia 24 de agosto, acrescenta um novo dispositivo à Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que torna obrigatória a divulgação dos estoques dos medicamentos das farmácias que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS), reforça nossa propositura em regulamentar a divulgação do estoque da Farmácia Básica do município”, afirmou Camila.

Esta proposta surge diante da necessidade da administração municipal e das instâncias gestoras de Saúde de Conceição da Barra (ES), informar aos munícipes se o medicamento que eles precisam usar, está disponível em estoque ou está faltando. Por isso a necessidade de se divulgar em seus sites, páginas e portais na internet, as informações sobre estoques de medicamentos das farmácias públicas que estiverem sob sua gestão, com atualização quinzenal, de forma acessível ao cidadão comum.

Vale ressaltar que o projeto não apresenta qualquer aumento de despesa ou renúncia de receita, já que apenas estabelece o dever das instâncias gestoras de Saúde de divulgar as informações sobre os estoques acessíveis aos cidadãos.

“A Lei trará diversos benefícios. O primeiro e, mais importante, é possibilitar o adequado planejamento, por parte dos gestores de Saúde com o objetivo de garantir o suprimento ininterrupto de medicamentos de uso contínuo aos pacientes que necessitam e também assegurar a disponibilidade de todos os outros fármacos, enfatizou a parlamentar.

A vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, que também é enfermeira, considerou que o projeto facilita o trabalho dos gestores, que precisam saber em tempo real a situação dos estoques e fazer remanejamentos. Além disso, é fundamental que a população tenha conhecimento sobre os medicamentos disponíveis e possa cobrar seus direitos.

“O cidadão tem que ser informado para não precisar enfrentar fila e no momento saber que o medicamento está em falta na farmácia do município”, finalizou Camila.

O Projeto de Lei segue para a sanção do prefeito municipal.



banner
banner