Home - Política - Aprovada pela Ales a urgência para estadualização da estrada entre...

Aprovada pela Ales a urgência para estadualização da estrada entre Colatina e Linhares, ES

16 de fevereiro de 2022

Trecho entre Colatina e Linhares tem cerca de 25 quilômetros e poderá ser incluído em plano rodoviário para que Estado assuma manutenção e conservação da via

Aprovada pela Ales a urgência para estadualização da estrada entre Colatina e LinharesDeputados Marcos Garcia e Luiz Durão são autores de projeto para estadualização de via – Foto: Lucas S. Costa

Os deputados acataram requerimento de urgência para o Projeto de Lei (PL) 55/2022, que autoriza o Estado a receber trecho de estrada municipal localizada entre os municípios de Colatina e Linhares e incluí-lo ao Plano Rodoviário Estadual. A matéria, assinada pelos deputados Luiz Durão (PDT) e Marcos Garcia (PV), teve o pedido aprovado na sessão ordinária híbrida da Assembleia Legislativa (Ales) dessa terça-feira (15).

O trecho em questão margeia o Rio Doce pelo lado sul, começando no polo de Bebedouro, em Linhares, e terminando no polo de Maria Ortiz, em Colatina. O Estado deverá arcar com todas as despesas de construção e manutenção realizadas na via a partir da data efetiva da sua incorporação à malha estadual.

Conforme a virtual lei, o governo assumirá todos os ônus, incluindo os passivos ambientais e resoluções de questões jurídicas para a viabilização do processo de incorporação.

Na justificativa da proposta os parlamentares explicam que as futuras melhorias na estrada vão facilitar o escoamento da produção agrícola e também incrementar o turismo na região. “O local tem se destacado como rota turística em razão dos diversos prêmios recebidos pelo alambique Princesa Izabel, que fica nesse trecho e atrai muitos visitantes, aumentando o número de veículos de passeio”, ressaltam.

Com o acolhimento do requerimento de urgência, a proposição agora está apta a fazer parte da pauta da Ordem do Dia desta quarta-feira (16), podendo ser analisada de forma oral pelos colegiados de Justiça, Infraestrutura e Finanças, antes de ser votada pelo Plenário da Casa.

Valedoitaúnas (Ales)



banner
banner