Aprenda como fazer desinfetante para mãos
16 de junho de 2020Imagem Ilustrativa
Lavar as mãos é o certo, mas se não tem água ou sabão por perto, desinfetar as mãos é a melhor alternativa – lembre-se também de desinfetar o seu celular, principalmente se você não desgruda do aparelho. Os produtos comerciais, como o álcool em gel, podem ser meio caros e, com a falta de estoque por conta do covid-19, é uma boa ideia fazer o seu próprio e aprender a lavar as mãos corretamente.
Fazer o seu próprio desinfetante de mãos é bem fácil e você pode criar uma formula personalizada segundo seus gostos pessoais, à base de álcool ou à base de hamamélis. Vamos lá?
Método 1- Desinfetante à base de álcool
Imagem Ilustrativa
1. Reúna os ingredientes. Esse desinfetante de mãos é bem parecido com o famoso álcool em gel vendido em farmácias e supermercados, mas tem um cheirinho mais gostoso. Ainda assim, é bom frisar que ele não substitui a lavagem das mãos e deve ser usado apenas quando necessário
Você precisará de:
2/3 xícara de álcool isopropílico.
1/3 xícara de gel de aloe vera puro (extraído da folha da babosa).
De 8 a 10 gotas de um óleo essencial (lavanda, cravo, canela e hortelã-pimenta são as melhores opções).
Vasilha.
Colher.
Funil.
Recipiente de plástico.
Imagem Ilustrativa
2. Misture o álcool e o aloe vera na vasilha. Coloque os dois ingredientes no recipiente e misture-os bem com uma colher até que fique homogêneo.
Se deseja um higienizador mais grosso, adicione mais uma colher de aloe vera. Se achou que a solução ficou muito grossa, dilua-a com mais uma colher de álcool.
Imagem Ilustrativa
3. Adicione o óleo essencial de sua escolha, uma gota de cada vez. Misture bem e, após oito gotas, verifique se a fragrância está do seu agrado. Se ela estiver forte o suficiente, pronto! Se acha que prefere um pouco mais de cheirinho, adicione mais gotas.
Use qualquer aroma que preferir. Lavanda, cravo, canela, hortelã, limão, toranja e maracujá são boas sugestões.
Imagem Ilustrativa
4. Transfira a mistura para o recipiente final. Ponha o funil sobre a boca do recipiente e despeje o desinfetante até encher. Por fim, rosqueie a tampa e deixe fechado até a hora de usá-lo.
Uma garrafinha é a melhor alternativa para quem quer levar o produto consigo durante o dia. Se fizer desinfetante demais para a garrafinha, guarde as sobras em um potinho com tampa.
Valedoitaúnas/Informações VIA