Home - Geral - Aprenda a manter roupas de cama, mesa e banho brancas...

Aprenda a manter roupas de cama, mesa e banho brancas por muito mais tempo

18 de junho de 2020

Armazenar longe do sol e lavar corretamente preserva a brancura original das peças

Aprenda a manter roupas de cama, mesa e banho brancas por muito mais tempoFoto: Divulgação

As manchas amareladas são o terror das roupas brancas, independentemente de serem as de uso pessoal ou de cama, mesa e banho. Os principais motivos para o que branco se torne amarelo é a forma de armazenamento e de lavagem. Truques e materiais acessíveis podem ajudar a conservar por mais tempo a brancura original da peça.

A personal organizer Valéria Albernaz explica que a incidência de luz solar e artificial é responsável pela aparição de manchas amareladas em tecidos e superfícies brancas, como armários, closets e balcões. O tecido também pode amarelar se, após a lavagem, a roupa for colocada para secar com resíduos de produtos, como sabão e amaciante. Por isso, capriche no enxágue. Guardar a roupa branca usada também é fatal para a brancura do tecido.

“Se usou uma vez, tem que colocar para lavar. A gordura do corpo, o desodorante, o perfume, a poeira e o próprio suor não são visíveis, mas também mancham”, alerta Valéria.

Os cuidados com o armazenamento da roupa de cama, mesa e banho são os mesmos com roupas de uso pessoal. As peças devem ficar distantes da luz e envoltas em tecidos que permitam a fibra respirar, de preferência em TNT azul. Sacos plásticos não devem ser utilizados, porque aumentam a probabilidade da roupa amarelar, justamente por não serem respiráveis.

De acordo com a personal organizer Helana Aucélio, itens brancos especiais, como guardanapos de tecido, podem ser conservados em envelopes de papel de seda azul. “O papel e a cor fazem com que o tecido respire e esteja protegido das luzes”, afirma. O TNT e o papel de seda são de baixo custo e facilmente encontrado em armarinhos.

Mais brancas do que nunca

Para manter as roupas de cama, mesa e banho com a brancura original, também é preciso tomar cuidado com a lavagem. Segundo Valéria, antes de começar o processo, é importante verificar a etiqueta do produto e checar quais as condições de limpeza indicadas.

Helana alerta que também é preciso ler as especificações do produto de limpeza presentes no rótulo. “Ao saber o jeito certo de aplicação, a pessoa vai usar o item em benefício próprio, gerando mais eficiência”, assegura a personal.

Confira dicas de Helana e Valéria, profissionais que atendem em Brasília, sobre como tirar manchas de peças de cama, mesa e banho brancas:

Esquente a água com sabão líquido, bicarbonato de sódio e álcool líquido comum. Use uma xícara de cada um dos ingredientes para cada litro de água;

Deixe a roupa de molho por seis horas e, depois, lave normalmente, conforme a etiqueta do objeto. A água quente abre as fibras e facilita que os outros ingredientes funcionem;

A secagem das roupas brancas deve ocorrer à sombra e no avesso. Recomenda-se higienizar o varal e o cabide nos quais a peça ficará pendurada, para evitar que suje com poeira;

Toalhas, independentemente da cor, não podem secar ao sol ou ser passadas com ferro quente, porque ficam “duras”. Para manter a maciez do tecido, utilize secadora ou coloque para secar à sombra;

As roupas só podem ser guardadas completamente secas, porque, em contato com o papel ou TNT azul, também podem manchar;

Roupas com manchas muito escuras ou antigas devem ser levadas para lavanderias, onde haverá um tratamento específico.

Valedoitaúnas/Informações Metrópoles



banner
banner