Home - Política - Após problemas no México, avião reserva que transporta Lula e...

Após problemas no México, avião reserva que transporta Lula e ministros pousa em Brasília

02 de outubro de 2024

FAB afirmou que foram realizados, com sucesso, os procedimentos para solução do transtorno, ocorrido na Cidade do México

Após problemas no México, avião reserva que transporta Lula e ministros pousa em BrasíliaAvião com Lula e ministros desembarca em Brasília – Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O avião presidencial de reserva, que transporta Luiz Inácio Lula da Silva e diversas autoridades, pousou, na Base Aérea de Brasília (DF), às 10h12 desta quarta-feira (2). A aeronave havia apresentado problemas técnicos no início do retorno ao Brasil e precisou voltar ao aeroporto da Cidade do México, de onde havia decolado. “O vôo foi tranquilo sem nenhuma intercorrência”, disse em nota o Palácio do Planalto.

Como mostrou o R7, logo após a decolagem, o avião voou em círculos sobre o território mexicano e precisou consumir o combustível para fazer o pouso de emergência em segurança. Em nota, a FAB (Força Aérea Brasileira) afirmou que foram realizados, com sucesso, os procedimentos para solução do problema e que os pilotos aguardavam o consumo do produto para que a aeronave retornasse ao mesmo aeroporto.

A medida durou quase cinco horas. A queima do combustível era necessária porque o peso máximo de decolagem é diferente do peso máximo de pouso. Retornado ao aeroporto da Cidade do México, Lula embarcou em outra aeronave. Em todas as viagens presidenciais, o protocolo brasileiro prevê ao menos dois aviões disponíveis para a comitiva.

O Airbus A319, chamado de VC-1 pela FAB, é o avião presidencial brasileiro desde 2005. Lula está no México desde domingo (29). No país vizinho, o petista participou da posse da presidente Claudia Sheinbaum, na última terça-feira (1º). O brasileiro também se reuniu com o agora ex-presidente López Obrador e participou de um fórum empresarial.

É a primeira viagem de Lula ao México neste mandato. O México é o sexto parceiro comercial do Brasil e o quinto principal destino das exportações brasileiras. O comércio entre os dois países fechou 2023 em US$ 14 bilhões – aumento de 15% em relação a 2022. O Brasil trabalha para incrementar acordos econômicos vigentes com o México, como redução de tarifas de importação e o livre comércio automotivo.

Claudia foi eleita no início de junho, e o mandato dela vai durar seis anos. Ela foi militante do movimento estudantil antes de se lançar na política e, desde o início, era próxima a López Obrador. A presidente promete continuar o governo do antecessor, em especial uma proposta de reforma da Constituição, criticada por opositores e analistas por, supostamente, enfraquecer o Poder Judiciário e a autoridade eleitoral mexicana.

(Fonte: R7)



banner
banner