Após falta de vacina para aplicação de 2ª dose, ES recebe remessa de Coronavac
08 de maio de 2021A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) estima que 87 mil capixabas precisam da segunda dose do imunizante. Entretanto, a remessa enviada ao estado contém 20 mil doses
Novas doses de Coronavac chegam ao Espírito Santo – Foto: Divulgação/Latam
O Espírito Santo recebeu, na manhã deste sábado (8), uma nova remessa da vacina Coronavac, da Sinovac e do Butantan, para dar continuidade à aplicação da segunda dose com o imunizante.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa-ES), o Espírito Santo precisa de 87.749 doses da vacina para aplicar como segunda dose nos capixabas que estão com esquema em aberto. A remessa que chegou ao estado nesta manhã, entretanto, contém 20 mil doses da vacina.
A remessa será encaminhada à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria da Saúde (Sesa) para cadastramento. Já a distribuição aos municípios da Região Metropolitana e para as regionais de saúde Norte, Sul e Central acontecerá na próxima segunda-feira (10).
Só depois disso, a vacinação daqueles que devem tomar a dose de reforço do imunizante será retomada.
A Secretaria orienta que a população que está com esquema para a segunda dose superior de 28 dias deve aguardar o anúncio da chegada de novas doses nos municípios e o agendamento que cada cidade irá realizar.
Escassez de Coronavac
O desabastecimento de Coronovac no Brasil acontece devido a falta do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) pelo Instituto Butantan. Isso comprometeu a distribuição das segundas doses em todo território brasileiro, inclusive no Espírito Santo.
A Sesa informou que solicitou ao Ministério da Saúde o envio de doses complementares da Coronavac na última semana para complementação do esquema vacinal dos capixabas.
Entretanto, o Ministério da Saúde retornou à solicitação com a confirmação de um novo envio para este sábado com o quantitativo reduzido, de 20 mil doses.
Valedoitaúnas/Informações G1 ES