Após encontro com Fux, Bolsonaro confirma André Mendonça para o STF
12 de julho de 2021Na semana passada, presidente Jair Bolsonaro atacou presidente do TSE, ministro Luis Roberto Barroso. Partidos, presidente do Congresso e o próprio Barroso reagiram
Após receber Bolsonaro, Fux diz que acertará reunião com os presidentes dos três poderes – Foto: Reprodução
Após receber na tarde desta segunda-feira (12) a visita do presidente Jair Bolsonaro, o presidente do upremo Tribunal Federal, Luiz Fux, afirmou que articulará uma reunião entre os presidentes dos poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário), a fim de discutir as "balizas" das relações entre as três instâncias.
Na semana passada, Bolsonaro atacou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, e afirmou que, se não forem "limpas" e com voto impresso, as eleições do ano que vem não serão realizadas. As declarações provocaram reações de repúdio de partidos. O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que o Legislativo não aceitará “retrocesso” nem “frustração das eleições”. Barroso disse que atuar para impedir eleição configura crime de responsabilidade.
"Convidei o presidente da República para uma conversa diante dos últimos acontecimentos, onde debatemos quão importante para a democracia brasileira é o respeito às instituições, os limites impostos pela Constituição", afirmou Fux. Segundo ele, Bolsonaro "entendeu".
"Ao final, nós combinamos reunião entre os três poderes para fixarmos balizas sólidas para a democracia brasileira tendo em vista a estabilidade do nosso regime político", declarou o presidente do STF.
O atual advogado-geral da União, André Mendonça, indicado ao STF pelo presidente Jair Bolsonaro – Foto: Divulgação
Durante o encontro com Fux, Bolsonaro informou que indicará o atual advogado-geral da União, André Mendonça, para a vaga de ministro do STF, no lugar de Marco Aurélio Mello, que se aposenta nesta segunda-feira (12(. Ele já havia antecipado o anúncio na última quarta-feira (7).
Segundo Bolsonaro, a indicação será publicada na noite desta segunda em edição do "Diário Oficial da União". Para assumir a vaga, Mendonça terá de submeter a uma sabatina e ser aprovado em votação no plenário do Senado.
Valedoitaúnas (G1)