Após ataque em Santa Leopoldina, ES, polícia faz operação e 5 suspeitos são mortos em troca de tiros
01 de outubro de 2022Polícia disse que quatro suspeitos foram presos na localidade de Tirol, numa região de mata
Na operação da polícia 5 suspeitos do ataque à bancos em Santa Leopoldina são mortos em troca de tiros – Foto: Divulgação/Sesp
Cinco suspeitos foram mortos em uma operação da polícia do Espírito Santo na localidade de Tirol, em Santa Leopoldina, na região Serrana do Espírito Santo, na manhã deste sábado (1º). A operação acontece um dia após um ataque na cidade.
A operação ainda não foi concluída e segundo a polícia, nas últimas 24 horas, quatro pessoas já foram detidas por envolvimento no crime.
Durante a madrugada dessa sexta-feira (30), um grupo de homens armados e encapuzados fechou as ruas de Santa Leopoldina, atirou contra carros da polícia, rendeu motoristas e invadiu três bancos.
Na operação policial, 5 suspeitos são mortos em troca de tiros – Foto: Reprodução TV Gazeta
Na manhã deste sábado (1º), policiais civis e do Batalhão de Missões Especiais (BME) da Polícia Militar, com apoio da aeronave do Notaer, após receberem informações de que criminosos envolvidos no ataque a agências bancárias em Santa Leopoldina estariam escondidos na região de Tirol, em área de mata, realizaram operação para localizar e prender esses indivíduos.
Criminosos assaltaram bancos em Santa Leopoldina, ES – Foto: Reprodução/TV Gazeta
Durante a operação deste sábado (1º), os suspeitos resistiram e houve troca de tiros, sendo que cinco suspeitos foram atingidos e morreram.
Até as 15h30, quatro fuzis foram apreendidos e as equipes trabalham na tentativa de localizar, pelo menos, outros dois criminosos.
Agência bancária ficou destruída após ataque em Santa Leopoldina – Foto: Reprodução/TV Gazeta
Segundo a polícia, nessa sexta-feira (30), quatro pessoas já haviam sido presas suspeitas de participação no crime.
O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Marcio Celante, acompanha, desde o início da manhã, a situação no local.
Secretário de Segurança Pública do ES, Márcio Celante, esteve em Santa Leopoldina e conversou com a reportagem Foto: Reprodução
O secretário estadual de segurança Pública, Márcio Celante, esteve em Santa Leopoldina e conversou com a reportagem. Celante disse que após as investigações, três veículos que participaram do ataque foram localizados nesta sexta-feira e a operação foi organizada.
O secretário disse que a operação foi organizada e coordenada pela delegacia especializada de Roubo a Banco. Além disso, participaram da ação a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Estadual de Justiça e o apoio aéreo, através do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer).
"Cinco criminosos em confronto com os policias foram a óbito. E temos informação de outros dois foragidos que estão numa mata fechada, onde está sendo realizada a operação. Então é uma operação integrada, o que mostra que no estado nós temos uma polícia efetiva. Nós não vamos tolerar esse tipo de ação criminosa como foi feita na data de ontem. Durante à noite fizemos todo um planejamento para organizar esta mega operação. As forças de segurança não toleram esse tipo de ação criminosa que visa levar insegurança para a população", declarou o secretário.
O secretário disse que dinamite de pedreira e cinco fuzis de grande potencial letal foram apreendidos na ação e destacou que nenhum policial se feriu.
"Na operação que está sendo realizada neste momento, nenhum policial ou pessoa da sociedade ficou ferido. Os cinco que foram a óbito, infelizmente, foi por uma questão de confronto armado contra os policiais. Estamos fazendo o rastreamento com cães na mata, com helicóptero fazendo sobrevoo, a fim de confirmar essa informação de outros dois foragidos", detalhou Celante.
Ataque criminoso
O município de menos de 13 mil habitantes foi alvo de criminosos que fecharam a cidade, explodiram três agências bancárias, fizeram um refém e espalharam o medo.
"Pegou a gente de surpresa. A gente nunca passou por uma situação dessa", declarou uma moradora, com medo de se identificar.
A ação foi classificada como um ataque do tipo 'novo cangaço', ação de organizações criminosas fortemente armadas que cercam pequenas cidades para praticar assaltos, geralmente a agências bancárias.
Durante a tarde, muitos moradores queriam ver de perto a destruição deixada pelos criminosos. As agências atacadas foram limpas e a Defesa Civil avaliou a estrutura dos imóveis.
Valedoitaúnas (g1 ES)