APMCC e Projeto Olharte realizam exames oftalmológicos gratuitos em Conceição da Barra
09 de dezembro de 2019Nesta terça-feira (10) e quarta-feira (11) a Associação de Pescadores, Marisqueiras e Catadores de Caranguejo (APMCC), de Conceição da Barra, norte do Espírito Santo, em parceria com o Projeto Olharte, estará novamente realizando o atendimento oftalmológico à famílias de pescadores e marisqueiras, e também a população local.
O atendimento será realizado na sede da APMCC, localizada na Avenida Pai João, no Centro de Conceição da Barra. “Até o momento foram avaliadas por oftalmologistas do Projeto Olharte cerca de 500 pessoas, podendo chegar a 700 atendidas”, comemorou a presidente da APMCC, Luciara Ferreira da Silva, a Ciara da Pesca, lembrando que além da Sede do município o projeto foi estendido também à população dos distritos de Braço do Rio e Itaúnas.
O objetivo, segundo a presidente da APMCC é dar acesso mais democrático à saúde ocular, não só às famílias de pescadores e marisqueiras, mas também à população com menor poder aquisitivo.
De forma gratuita, todos têm acesso aos exames oftalmológicos computadorizados. No local, as pessoas são submetidas a exame de vista feito por profissionais de oftalmologia do Projeto Olharte.
Ciara da Pesca esclareceu que a ação visa exclusivamente ao exame oftalmológico como forma de amenizar o sofrimento da população que encontra dificuldade no atendimento à saúde ocular pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município, uma vez que o valor cobrado por uma consulta particular – que só são realizados em São Mateus –, é muito alto.
“A ação é de grande importância para a população, se levado em conta seu real objetivo. E nosso intuito, ao dedicar uma ação dessa magnitude à pescadores e marisqueiras e à população estamos contribuindo para minorar os impactos negativos impostos justamente por sua condição social”, completou Ciara da Pesca.