Home - Geral - Apesar de ineficácia comprovada, governo repassa toda cloroquina disponível

Apesar de ineficácia comprovada, governo repassa toda cloroquina disponível

27 de novembro de 2020

 

Apesar de ineficácia comprovada, governo repassa toda cloroquina disponívelNão há comprimidos de cloroquina armazenados pelo Ministério da Saúde – Foto: Fotoarena/Agência O Globo

O Ministério da Saúde já distribuiu os 5,8 milhões de comprimidos de cloroquina disponíveis aos estados e prefeituras. O acesso ao medicamento, que não possui comprovação científica contra a Covid-19, chama atenção por contrastar com os quase 7 milhões de testes para a doença adquiridos pela pasta e encalhados em um armazém em São Paulo.

De acordo com reportagem publicada pelo portal Uol, o Ministério argumenta que o volume de distribuição do medicamento está relacionado à alta demanda por prefeituras e governos estaduais. "O Ministério da Saúde adquire apenas a cloroquina e não possui estoque, uma vez que o medicamento foi distribuído de acordo com pedidos e planejamento prévio dos estados", disse a pasta.

A cloroquina é um medicamento utilizado, inicialmente, para o tratamento da malária. Após forte incentivo do presidente Jair Bolsonaro e investimento sobre o suposto tratamento contra a infecção, a produção no Brasil foi multiplicada.

Apesar de possuírem os medicamentos alguns estados já devolveram lotes por falta de uso ou eficácia. Segundo o Uol, São Paulo, Maranhão e Pernambuco já devolveram ou tentam mandar de volta 814 mil comprimidos.

Valedoitaúnas/Informações iG



banner
banner