Home - Economia - Apenas 12 agências do INSS no país estão aptas a...

Apenas 12 agências do INSS no país estão aptas a realizar perícias

15 de setembro de 2020

Todas as outras unidades, com cerca de 1.500 consultórios, apresentam problemas, diz associação de médicos

Apenas 12 agências do INSS no país estão aptas a realizar períciasSó 12 agências do INSS no país estão aptas a realizar perícias, diz associação de médicos – Foto: Agência Brasil

A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) concluiu, a partir de vistorias realizadas nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS ), que apenas 12 das mais de 800 unidades com serviço de perícia médica no país foram aprovadas para o retorno gradual e seguro das atividades presenciais.

Todas as outras agências, representando mais de 1.500 consultórios de perícia médica, apresentaram pelo menos uma grave inconsistência que impede o trabalho da categoria a partir desta segunda-feira (14), quando metade dos postos estão sendo reabertos no país.

Por enquanto, as agências reabertas não terão o serviço de perícia médica. A categoria permanecerá atendendo os pedidos de antecipação remota e demais solicitações que já vêm sendo feitas ao longo da pandemia.

As vistorias em agências foram feitas pela ANMP já com a premissa de que diversos itens do checklist não seriam impeditivos para reabertura delas, sendo alvo de pactuação de recomposição no futuro. Mesmo assim, apenas 12 unidades – de pequeno ou médio porte e localizadas no interior do país – passaram no teste. Em outras, faltam até equipamentos de proteção individual para os funcionários.

Segundo a associação, abrir os 12 postos aprovados e manter fechados os demais é considerado "inviável do ponto de vista gerencial e operacional e causaria potencial caos nas cidades devido a riscos de sobrecarga de demanda".

Para garantir o mais breve possível retorno das atividades presenciais, no entanto, a ANMP garantiu colaborar com a o governo na logística de novas inspeções de agências, em conjunto com os gerentes do INSS, até que todas estejam liberadas para atendimento ao público.

Valedoitúnas/Informações iG



banner
banner