Aneel aciona bandeira amarela na conta de luz em maio e quebra ciclo de 5 meses
27 de abril de 2025A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (25), que a bandeira tarifária do mês de maio será amarela
Foto: Divulgação
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (25), que a bandeira tarifária de maio será amarela. Ou seja, será cobrada uma taxa extra de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos nas contas de energia elétrica no próximo mês.
A agência informou que a decisão ocorreu devido a redução das chuvas em razão da transição do período chuvoso para o período seco do ano. As previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média.
Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidroelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara.
Em abril, a bandeira vigente era verde – o grau mais baixo na estrutura tarifária (veja abaixo). Com a determinação desta sexta-feira, a Aneel quebra um ciclo de cinco meses (dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril) sem tarifas extras nas contas de luz.
Sistema de bandeiras tarifárias
Lançado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é um mecanismo que indica aos consumidores, mês a mês, a situação da geração de energia no Brasil.
Para definir a bandeira tarifária vigente, a Aneel considera fatores, como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
Anteriormente, as variações (para mais ou para menos) eram repassadas até um ano depois, no reajuste tarifário seguinte.
Arte/Metrópoles
No início de abril, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, havia indicado que a bandeira de energia elétrica do mês de maio poderia ser amarela, mas afastou uma possível bandeira vermelha, que é mais custosa ainda.
“Nós não temos ainda estresse hídrico caracterizado e nem tampouco ainda temos um pico de consumo evidenciado”, argumentou ele.
Com o acionamento da bandeira amarela, a Aneel reforça que é crucial manter bons hábitos de consumo para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico.
(Fonte: Metrópoles)