Home - Política - André Mendonça diz que fará 'trabalho técnico' no Ministério da...

André Mendonça diz que fará 'trabalho técnico' no Ministério da Justiça

28 de abril de 2020

Nomeação do novo ministro saiu nesta terça no 'Diário Oficial'. Ele era advogado-geral da União e vai ocupar vaga aberta após a demissão do ex-ministro Sergio Moro.

André Mendonça diz que fará 'trabalho técnico' no Ministério da JustiçaBolsonaro confirma nomeação de André Mendonça para Justiça e de Alexandre Ramagem para PF – Foto: Reprodução

O novo ministro da Justiça, André Mendonça, escreveu em sua conta no Twitter nesta terça-feira (28) que fará um "trabalho técnico" à frente da pasta. Ele também agradeceu o presidente Jair Bolsonaro pela nomeação.

O nome de Mendonça foi publicado no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (27). Ele era, até então, advogado-geral da União.

"Agradeço ao pr @jairbolsonaro por confiar a mim a missão de conduzir as políticas públicas de Justiça e Segurança do nosso país. Meu compromisso é continuar desenvolvendo o trabalho técnico que tem pautado minha vida", disse o novo ministro.

A vaga no Ministério da Justiça ficou aberta com a saída do ex-ministro Sergio Moro. Moro decidiu deixar o governo depois de Bolsonaro exonerar o então diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo. O ex-ministro alegou que o presidente tenta interferir politicamente na PF – o que Bolsonaro nega.

Perfil

Mendonça tem pós-graduação em direito pela Universidade de Brasília (UnB) e é pastor na Igreja Presbiteriana Esperança, em Brasília.

Ele é doutor em estado de direito e governança global e mestre em estratégias anticorrupção e políticas de integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Mendonça também já ganhou o Prêmio Innovare, que premia boas práticas do poder Judiciário.

O novo ministro, que como titular da AGU participou das sessões do Supremo Tribunal Federal (STF) e manifestou as posições da União em processos na Corte, tem interlocução com ministros do tribunal. Ele tinha sido escolhido para o cargo na AGU ainda na transição para o governo de Bolsonaro, logo após a eleição, em novembro de 2018.

Valedoitaúnas/Informações G1



banner
banner