Andar de carro com a bexiga cheia pode levar à morte; entenda
20 de junho de 2024Médico usou perfil no TikTok para alertar sobre a prática, que pode levar ao desenvolvimento de sepse em caso de acidente
Andar de carro com bexiga cheia aumenta o risco de sepse – Foto: shutterstock
Andar de carro com a bexiga cheia pode trazer consequências mortais. É o que o legista Marcelo Rocha Campos explica em um vídeo na sua conta do TikTok.
"Não é frescura, nem superstição, é por causa do cinto de segurança. Na hora de um acidente, o próprio cinto de segurança pode lesionar alguns órgãos internos", explica o médico no vídeo.
"Então, se você está com a bexiga repleta de líquido, na hora da pancada ela pode simplesmente explodir. Isso se chama traumatismo de bexiga", conclui.
A recomendação não é deixar de usar o cinto de segurança, e sim ir ao banheiro antes de viajar.
Risco de sepse
Ao Uol, a doutora em ciências da saúde e professora do curso de medicina Mariane Rigo Laverdi, explica que a prática aumenta o risco de ruptura do órgão caso aconteça um acidente.
Se a bexiga estiver cheia, a urina pode vazar para dentro da cavidade abdominal e causar sepse, que é um quadro de infecção generalizada.
Segundo a especialista, a pressão de uma bexiga cheia aumenta o risco de rompimento ou perfuração do órgão.
"Esses tipos de traumas podem acontecer mesmo com a bexiga vazia, porém, a bexiga cheia pode agravar essas complicações no momento da colisão", diz.
(Fonte: iG)