Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus no “Quebra-Nozes Capixaba” nesta semana
19 de novembro de 2025Espetáculo terá orquestra ao vivo e participação de artistas de todas as idades,
dias 21 e 22 de novembro, na Prainha
Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus na edição 2021 – Foto: Marcella Nitzel
A Prainha, em Vila Velha, será palco da quinta edição do espetáculo “O Quebra-Nozes Capixaba”, uma releitura da obra clássica de Piotr Tchaikovsky promovida pelo Instituto Corpo e Mente. A apresentação acontece nesta sexta (21), às 19h, e sábado (22), às 17h. A abertura das duas noites será estrelada por Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus, ícones da dança brasileira, que dividem o palco com a diretora e roteirista Liviane Pimenta.
O espetáculo reúne mais de 400 participantes, entre bailarinos profissionais e amadores, com idades de 2 a mais de 80 anos, vindos de diversos municípios capixabas. A entrada é gratuita, mediante doação voluntária de 1kg de alimento não perecível. O público é convidado a levar cadeiras de praia para assistir com mais conforto.
Além da dança, o espetáculo contará com a participação da Orquestra Acadêmica do IFES e convidados, sob regência dos maestros Jean Molinari e Walter Bacildo, que interpretarão ao vivo as músicas do segundo ato. O fisiculturista Giuseppe Leal, campeão capixaba do sul-americano, também integra o elenco, trazendo um toque de força e superação.
evento já se consolidou como tradição no Espírito Santo, reunindo público estimado em mais de 20 mil pessoas e promovendo inclusão, diversidade e impacto social por meio da arrecadação de alimentos e da valorização da cultura capixaba.
Promovido pelo Instituto Corpo e Mente, o espetáculo tem patrocínio da Ecovias Capixaba, Diaço e CBL Lotes, e conta com o apoio da PMVV, Pimenta Dance, Grupo SEI Segurança, Canto do Vinho e Quality Hotel.
Sobre o espetáculo
“O Quebra-Nozes Capixaba” é um espetáculo de balé, uma releitura da obra clássica de Piotr Tchaikovsky, baseado no conto infantil de E.T.A Hoffmann (O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos), tradicionalmente encenado no período natalino, tendo estreia no dia 18 de dezembro de 1892 e apresentado pela primeira vez no Brasil em 1957.
Já se consolidou como tradição no Espírito Santo, além da relevância artística, desempenha um papel fundamental na geração de emprego e renda, beneficiando micro e pequenos empreendedores, costureiras, artesãos, aderecistas, cenógrafos, professores, ensaiadores, bailarinos, convidados, iluminadores e técnicos. São mais de 50 empregos diretos criados, sem contar os inúmeros postos indiretos que movimentam a economia local.
SERVIÇO
“O Quebra-Nozes Capixaba”
- 21 de novembro (sexta), às 19h, e 22 de novembro (sábado), às 17h, na Prainha, Vila Velha.
- Participação especial: Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus.
- Entrada gratuita com doação voluntária de 1kg de alimento não perecível.