Amendoim: conheça os benefícios e como incluir no cardápio
03 de novembro de 2023O amendoim é um alimento versátil e muito nutritivo; saiba os seus principais benefícios e como consumi-lo
O amendoim é rico em fibras, vitaminas e minerais – Foto: Shutterstock
Tradicional nas festas juninas, o amendoim é um alimento versátil e muito nutritivo que pode ser incluído na alimentação diária. Ele pode ser consumido cru ou torrado em diversos pratos e também bebidas. Abaixo, a nutricionista Patricia Leite destaca os principais benefícios do amendoim para a saúde.
Benefícios do amendoim
O amendoim é uma oleaginosa pertencente à família Fabaceae, onde também integra o feijão e a ervilha. Por possuir um alto valor nutricional, o amendoim é uma das oleaginosas mais produzidas no mundo, sendo fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
O alimento, de acordo com a nutricionista, também contém gorduras saudáveis (monoinsaturadas) e uma variedade de compostos, como resveratrol, ácidos fenólicos, flavonóides e fitoesteróis.
A especialista explica que eles auxiliam na diminuição da absorção intestinal do colesterol ruim (LDL), contribuindo para a manutenção adequada dos índices de colesterol no sangue. Também ajuda a reduzir o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Além disso, o amendoim tem baixo índice glicêmico e uma quantidade de carboidratos líquidos relativamente baixa, o que pode auxiliar no controle do açúcar no sangue e na saciedade, podendo, também, ajudar a controlar a ingestão calórica.
Como consumir o alimento?
Por conta da sua versatilidade, o amendoim serve como ingrediente para diversas preparações do dia a dia. “Você pode adicioná-lo ao café da manhã ou lanche da tarde, combinando perfeitamente com iogurte, aveia ou frutas. Além disso, é um ótimo ingrediente para sucos verdes e smoothies”, orienta Patrícia.
Nas refeições principais, você pode utilizar o amendoim para conferir crocância às saladas ou realçar o sabor de pratos ensopados, especialmente aqueles à base de vegetais, aves e frutos-do-mar. Já em relação ao tamanho da porção, a profissional diz que ela pode variar de acordo com as necessidades individuais e o restante da alimentação de cada pessoa.
(Fonte: Saúde em Dia)